Orienta-te Redes Sociais

Tecnologia

Google Maps mostra como eram os caminhos do século XVIII

Já está disponível uma colecção de mapas históricos, que permite visualizar como eram os países no século XVIII

Texto de Joana Rôxo/JPN • 08/05/2013 - 10:16

Distribuir

Imprimir

//

A A

Os internautas já podem saber como eram os seus países no século XVII, através de uma colecção de mapas históricos, disponível no Google Maps. O projecto, desenvolvido pelo coleccionador norte-americano David Rumsey e pela Google, pretende dar a conhecer as alterações dos países desde o século XVIII.

 

Os documentos históricos foram disponibilizados pela Fundação David Rumsey — "Historical Map Collection". Segundo o site oficial de Rumsey, "a nova ferramenta inclui a pesquisa geográfica através da localização no mapa e pela cobertura do mapa antigo sobre o mapa actual, numa janela do Google Maps".

 

Portugal, no século XVIII, foi desenhado pelo geógrafo italiano Giovanni Rizzi Zannoni, e corresponde à constituição do país entre os anos de 1736 e 1814. O mapa permite conhecer as fronteiras, as cidades e os distritos de terras lusas, em grande detalhe.

 

Além de Portugal, é possível visualizar 118 países de cinco continentes diferentes e um mapa completo da Europa de 1787. A lista de mapas disponíveis online pode ser vista aqui.

Eu acho que

Pub

Indústrias Criativas

Fotogaleria

Pensar em calorias no Natal pode ser um puro acto de masoquismo, praticado com vista para mesas fartas e inimigas de dieta. Mas a Calorific — aquela...

Os burros do João são a vida dele

Perfil // Aos 32 anos, este médico veterinário de Paredes de Coura já viajou por todo o...