Orienta-te Redes Sociais

Aplicação vai estar disponível para Android e iPad Fernando Veludo/N Factos

Vídeo de apresentação da equipa moveOporto

Fernando Veludo/N Factos

MoveOporto ainda só está disponível para iPhone

App

moveOporto: Conhecer a cidade a partir do telemóvel

Cerca de 16 mil pessoas já experimentaram a aplicação

Texto de Amanda Ribeiro • 08/05/2011 - 17:50

Distribuir

Imprimir

//

A A

Algumas horas antes de o FC Porto marcar cinco golos ao Villarreal, em Abril, no Estádio do Dragão, Sérgio Oliveira apanhou o metro para Vila Nova de Gaia.

 

Uns lugares à frente, um grupo de espanhóis recorria ao iPhone para descobrir onde acabar a noite. Mal sabiam eles que, a poucos metros, o criador da moveOporto, a aplicação que utilizavam, os observava atentamente.

 

"Claro que fiquei todo orgulhoso", confessa Sérgio, programador de 26 anos. Poucos dias depois, a app alcançava o primeiro lugar na categoria de Travel da App Store Portugal, terminando a semana de lançamento como a aplicação portuguesa com mais downloads. 

 

Até agora, cerca de 16 mil pessoas já utilizaram a moveOporto, uma aplicação, para já apenas disponível para iPhone e iPod Touch, que pretende dar a conhecer o lado alternativo do Porto. Neste guia móvel não há espaço para a Casa da Música ou o Café Majestic, locais já badalados do circuito turístico da cidade.

 

Tudo começou em Berlim 

O objectivo é divulgar todos os sítios que não estão à vista desarmada, numa altura em que o turismo na cidade tem vindo a aumentar. "Trabalho na Baixa e quase todos os dias dou indicações a turistas", realça Sérgio, o web developer cujo maior passatempo é programar.

 


Tudo começou numa viagem a Berlim em Agosto de 2010. Sérgio bem que se socorreu dos mais variados guias, mas depressa os abandonou. É certo que andou metade da viagem colado ao ecrã do seu iPhone, mas só assim conseguiu conhecer todas as galerias de arte urbana e lojas alternativas que não aparecem nos roteiros convencionais.

 

Actualizado a 22 de Setembro de 2011.

 

Lê o artigo completo no PÚBLICO.

Eu acho que

Pub

Videoclipe.pt

Audio

Laura quer que as pessoas entrem no atelier dos artistas "com um clique"

Livro

"The Archisutra", do arquitecto Miguel Bolivar, mete a arquitectura e o design no "Kamasutra" — e com esquemas bem detalhados. Da posição "Get An Eiffel" à "...

A beleza dos bailarinos parados no...

Fotografia // Disciplina. Atenção. Aperfeiçoamento. Amor. Expressão. Até tocar nas estrelas....