DR

Tecnologia

Crossbar Challenge: o sucesso de uma aplicação portuguesa

Pedro Cabaço tem 20 anos e lançou uma aplicação que conta com mais de 550 mil downloads. Provavelmente já jogaste Crossbar Challenge, mas sabias que o seu criador é um jovem português?

Texto de Ana Rita Carvalho • 10/05/2017 - 16:32

Distribuir

Imprimir

//

A A

Pedro Cabaço encontra-se no terceiro ano do curso de Engenharia Informática na Faculdade de Ciências e Tecnologias da Nova de Lisboa e criou, com 20 anos e com a ajuda de um amigo, um jogo baseado no Crossbar Challenge em que o objectivo é tentar acertar com uma bola de futebol na barra da baliza.

 

O conceito é simples e talvez tenha sido essa a simplicidade que resultou, em apenas oito dias, nos mais de 550 mil downloads. Em diversos países, alcançou a primeira posição de aplicação mais descarregada. Em Portugal, chegou a posicionar-se no segundo lugar da tabela, mas, neste momento, encontra-se na 9.ª posição das aplicações gratuitas com mais downloads, segundo o site Euro Gamer.

 

O jovem português, que começou a fazer jogos para iPhone e iPad aos 14 anos, contou ao P3 a sua aventura pelo “mundo competitivo que é o das aplicações”. “A ideia surgiu porque eu gosto muito de futebol, tanto de ver como de praticar”, explica Pedro. “O jogo consiste no desafio, que é tremendamente popular, tanto no mundo do futebol como no YouTube, que é o Crossbar Challenge”, continua. Mas, neste caso, o jogo marca pela inovação, uma vez que “arranja muitas maneiras de ser diferente: diferentes tipos de remate, vários jogadores conhecidos para escolher, várias bolas e vários níveis”.

 

O projecto começou a ser desenvolvido em Setembro de 2016. Na altura, Pedro fez apenas “uma muito pequena parte jogável”. Mas, no início de 2017, o jovem conheceu Chris Hildenbrand, um alemão que se tornou no seu “parceiro” e que desenhou o Crossbar Challenge. Pedro assumiu então o papel de “empreendedor”, desenvolveu um produto, associou-se “a um artista” e foi “vendê-lo a dezenas de empresas”, como a FredBearGames e a PlayPlayFun.

 

Para já, a aplicação, gratuita (mas com compras in-game), está apenas disponível na loja da Apple. “A versão Android estará disponível dentro de duas semanas”, revela Pedro Cabaço. Mas já “é um sucesso”. “A Apple escolheu-nos como um dos primeiros jogos da semana e fomos expostos na página principal da loja em todo o mundo, como New Games We Love”, explica o jovem, confessando ainda que este “é um feito espetacular”, que “sonhava alcançar” há muitos anos. E adianta também que vai “continuar a adicionar mais conteúdo ao jogo, para angariar mais downloads e novos utilizadores.”

 

Para além do Crossbar Challenge, Pedro Cabaço tem um outro jogo disponível e gratuito na App Store, The Blocks.

Voltar ao topo

|

Corrige
Eu acho que