Lista

Cinco tecnologias que ajudam a cuidar da roupa (e melhoram a nossa vida)

Olhámos para 2016 em jeito de balanço a tentámos encontrar os temas que deram que falar no P3. Para lá do óbvio. Esta é provavelmente a primeira lista sobre roupa (ou tecnologia ao serviço da roupa) que vais ver — para melhorar o teu dia-a-dia

Texto de P3 • 26/12/2016 - 19:51

Distribuir

Imprimir

//

A A

Não há volta a dar. A menos que se lave e passe a roupa fora de casa (opção que vai ganhando adeptos) ou se possa ter ajuda para cumprir essa tarefa, cuidar da roupa é... incontornável. A obrigação estará entre o trabalho doméstico menos apreciado — pelo menos a julgar pelo sucesso que inovações tecnológicas pensadas para fintar este "problema", e noticiadas no P3, foram tendo ao longo deste ano. Seleccionámos cinco, para tornar a vossa vida mais fácil.

 

Uma máquina na palma da mão

O design é de um português e a ideia foi criar um produto perfeito para viagens. Com tecnologia ultra-som, o Dolfi quer revolucionar o segmento das máquinas de lavar roupa. Usar é fácil: basta encher um lavatório ou mesmo um balde de água, mergulhar o Dolfi e 30 minutos depois a roupa está lavada. “Um dispositivo do tamanho de uma mão, que muda a experiência de lavagem de vestuário, especialmente quando em viagem”, resumiu André Fangueiro em conversa com o P3. 

 

Esta máquina lava e passa a roupa por ti

Não é um sonho, embora pareça. Uma engenhoca que passe e dobre a roupa sem precisar de grande intervenção humana? Chama-se FoldiMate Family e é uma máquina que dobra e passa a roupa de uma forma aparentemente fácil. Basta pendurar 15 a 20 peças de roupa na parte da frente da máquina e deixar a magia acontecer. As peças deslizam para o interior do equipamento, onde uns braços robóticos as dobram, passando depois para uma bandeja, onde são vaporizadas com um tratamento (opcional) anti-rugas e perfume, amaciador e desinfectante. Quando termina, o aparelho avisa que a pilha de roupa dobrada está pronta para ser retirada. E é só arrumar. As pré-encomendas arrancam já no início do ano e o preço varia entre os 600 e os 750 euros. 

 

Drumi, lavar roupa sem electricidade

E como não há duas sem três, aqui fica mais uma ideia. Amiga do ambiente – e até da nossa saúde. A Drumi, já à venda, não precisa de electricidade para funcionar, apenas de alguns minutos a "dar ao pé", e baixas quantidades de água. A ideia não será apreciada por todos. Além da carga suportada ser baixa — dará para um par de calças e seis camisas, estimam —, a Drumi exige algum esforço: é que o dispositivo trabalha à medida que a pessoa mexe um pedal, numa espécie de exercício de step. O preço ronda os 230 euros.

 

Roupa que se limpa sozinha ao sol

Melhor do que ter a lavagem da roupa facilitada só estendê-la sem precisar de a lavar, certo? Foi isso que uma equipa da Universidade RMIT, na Austrália, tentou fazer ao criar uma roupa que se “lava” sozinha ao sol. Através do seu tecido composto por nano-partículas que conseguem eliminar resíduos com um pouco de energia solar. Com este produto "made in Australia", são necessários apenas seis minutos ao sol para eliminar a sujidade.

 

Roupa que não se suja nem se lava

E a cereja no topo do bolo: uma roupa que não se suja nem se lava. Parece brincadeira, mas não. Uma marca norte-americana criou uma linha de roupa de ganga que repele a sujidade e se lava sozinha, evitando os maus cheiros. Água, mel, café, vinho, chá, molhos: o tecido dos “jeans” e da “t-shirt” da ODO repele todas estas substâncias, impedindo assim a criação de manchas e de maus cheiros.

Voltar ao topo

|

Corrige
Eu acho que