Tecnologia

Alcoolímetro criado na UTAD usa telemóvel para conhecer taxa de alcoolemia

Departamento de Engenharias da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro criou um alcoolímetro inovador. Resultados obtidos são "consistentes"

Texto de P3 • 20/12/2016 - 17:13

Distribuir

Imprimir

//

A A

É um dispositivo electrónico que, ao ligar-se ao telemóvel, permite aos automobilistas conhecer imediatamente a sua taxa de alcoolemia. A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) criou um alcoolímetro "portátil, de fácil manuseamento e razoavelmente discreto de forma a ser transportado com o utilizador no seu dia-a-dia". Para usar, o condutor tem apenas de soprar para um sensor ligado por bluettooth a um smartphone onde deve estar instalada uma aplicação desenvolvida para este efeito.

 

O trabalho — desenvolvido no Departamento de Engenharias da UTAD pela mestranda Ana Patrícia Queirós Gomes, sob a orientação dos investigadores Lio Fidalgo Gonçalves e Raul Morais dos Santos — resultou num "alcoolímetro smartwatch wearable complementado por uma aplicação móvel que possibilita a rápida e fácil estimativa da taxa de alcoolemia por analogia à quantidade de álcool detectado na respiração", explica o departamento de comunicação da UTAD em comunicado.

 

Segundo a mesma fonte, o sistema final foi comparado com o aparelho utilizado actualmente pelo comando da Polícia de Segurança Pública de Vila Real e "mostrou resultados bastante consistentes e proporcionais".

 

Os investigadores que desenvolveram o alcoolímetro destacam “não só a oportunidade de o condutor poder aferir a taxa de alcoolemia a qualquer hora com a conveniência de um dispositivo wearable, mas sobretudo a importância de, através desta monitorização, poderem resultar grandes progressos na prevenção de acidentes rodoviários”.

Voltar ao topo

|

Corrige
Eu acho que