Orienta-te Redes Sociais
Esta foi a foto que inaugurou o Tumblr: "looking at fish"

Esta foi a foto que inaugurou o Tumblr: "looking at fish"DR

Kim Jong-il a olhar para dentro de uma cozinha

Kim Jong-il a olhar para dentro de uma cozinha DR

A olhar para papel higiénico

A olhar para papel higiénico DR

O "Querido Líder" a olhar para um rato de computador

O "Querido Líder" a olhar para um rato de computador DR

P3

"7 em cada 10 vezes ele não faz a mínima ideia para o que está a olhar"

Entrevista

Gostamos de olhar para Kim Jong-il a olhar para coisas

É talvez o Tumblr mais conhecido do mundo sobre Kim Jong-il, e é do português João Rocha. Nele, Kim só olha para coisas

Texto de Daniel Cerejo • 29/12/2011 - 23:30

Distribuir

Imprimir

//

A A

Se o Tumblr de João Rocha era famoso antes da morte de Kim Jong-il, mais ainda ficou após a partida do “Querido Líder” da Coreia do Norte. Kim morreu, mas “Kim Jong-il looking at things” não. Foi isso que João, 26 anos, director de arte em Lisboa, respondeu há dias ao “Washington Post”, ao “Wall Street Journal” e a outros títulos internacionais. Ao P3 disse que o arquivo de fotos de Kim a olhar para coisas ainda é vasto. Começou a 26 de Outubro de 2010.

 

Em Junho de 2010, Portugal goleou a Coreia do Norte por 7-0. De que forma é que isso influenciou a criação do teu Tumblr?

Em absolutamente nada (desculpa, Cristiano). Infelizmente, para tristeza do meu pai, não sou particularmente fã de futebol. Sou sportinguista, é verdade, mas se me perguntares quem é que joga a defesa direito na equipa, não te sei dizer.

 

Nessa altura, qual era a tua relação com o Kim Jong-il?

Tirando as alturas em que o regime era notícia no jornal da noite, regra geral por ameaçar atirar um míssil qualquer ou afundar um navio qualquer, a minha relação com a figura dele era mínima. Sabia quem era, mas não aparecia sequer no Top 100 de coisas com que me devia estar a preocupar naquele preciso momento.

 

E agora, passadas 260 fotos (mais ou menos), com que impressão ficaste dele?

Prefiro não assumir nada. A propaganda, como é o caso destas fotos, serve um objectivo específico. E raramente é o de retratar a realidade tal como ela é.

 

Como é que passaste o dia da morte de Kim Jong-il?

Acordei com 89 e-mails para ler. Foi quando percebi que alguma coisa tinha acontecido. O resto do dia passei a verificar o e-mail e o twitter de 5 em 5 minutos, e a responder a perguntas de jornalistas. Só espero que os meus chefes não leiam o P3...

 

Qual foi a coisa mais espectacular para onde Kim Jong-il olhou?

Ele olha sempre para coisas bastante inofensivas, mas a parte mais engraçada é a expressão facial dele. 7 em cada 10 vezes tenho quase a certeza que ele não faz a mínima ideia para o que está a olhar.

 

O Tumblr do Cavaco Silva também é teu? Se não, o que é que tens a dizer desse "copião" de conceito?

Não é meu, mas perguntam-me isso constantemente. Não é o primeiro a fazê-lo, o ano passado lembro-me de me terem mostrado o Zapatero mirando cosas. Mas não acho que seja a mesma coisa. No caso do Kim Jong-il havia um culto de personalidade, ele era representado em toda a literatura oficial como um deus e no Ocidente os media sempre o caracterizaram como um ditador lunático com a mão no gatilho e a arma carregada. Em contraste, tinhas fotos dele a olhar para coisas. Isto é “nonsense”, isto é comédia. O Cavaco a olhar para coisas não é particularmente fora do comum, ou de expectável sequer...

 

Já agora, o que é que tens a dizer dos blogues inspirados no teu, que andam por aí?

O mais famoso é o Kim Jong-un looking at things (o do filho), mas sabes, não acredito que vá funcionar. O pai chegou ao poder em 1994 e o blogue só começou no final de 2010. Nesses 16 anos, existem cerca de 600 fotos do “Querido Líder” (as fotos que já coloquei mais as que ainda tenho em arquivo). O que significa que eles disponibilizaram, em média, uma foto a cada dez dias. Isto é a Internet, dez dias é imenso tempo. O blogue teve sucesso porque eu o actualizei regularmente e tinha fotos suficientes para o fazer. Com o filho vai ser difícil, mas se conseguir, não tenho problema nenhum com isso.

 

Indica-nos dois ou três Tumblr com o mesmo conceito, ou visualmente interessantes, que costumas seguir.

O mais engraçado com o Kim Jong-il é o Kim Jong-il dropping the bass. Especialmente, porque as fotos estão muito bem montadas. O Feminist Ryan Gosling, porque é simplesmente genial, e o Selleck Waterfall Sandwich, porque, algures neste vasto mundo, alguém anda a fazer “photoshops” do Tom Selleck, numa cascata, com uma sanduíche. Adoro a Internet.

Eu acho que

Pub

Videoclipe.pt

Audio

Laura quer que as pessoas entrem no atelier dos artistas "com um clique"

Acessibilidade

Empresa do Porto desenvolveu uma nova funcionalidade no dispositivo que localiza objectos, animais ou pessoas, através de uma aplicação. O controlo de voz do...

Olhar para o espelho e aceitar a...

Fotografia // A meio das escadas, Julieta observa as suas próteses. Uma doença rara chamada “...