Orienta-te Redes Sociais
"Com esta nova tecnologia, o refrigerador só consome a energia necessária"

"Com esta nova tecnologia, o refrigerador só consome a energia necessária para o arrefecimento" StefanSoder/Flickr

A frase

"Com esta nova tecnologia, o refrigerador só consome a energia necessária para o arrefecimento dos produtos, o que é um processo muito rápido, ou seja, significa uma poupança muito significativa de energia"

Investigação

Nova tecnologia promete arrefecer alimentos e bebidas dez vezes mais depressa

Chama-se "SuperCooling" a nova tecnologia que recorre à técnica de refrigeração por vácuo e foi desenvolvida na Universidade de Coimbra

Texto de PÚBLICO • 05/12/2011 - 16:35

Distribuir

Imprimir

//

A A

Uma tecnologia desenvolvida por investigadores da Universidade de Coimbra consegue arrefecer alimentos e bebidas a uma velocidade dez vezes superior aos equipamentos tradicionais, como frigoríficos. A tecnologia dá pelo nome de SuperCooling e não interfere com a qualidade do produto.

 

A investigação - levada a cabo na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) - começou há dois anos e baseia-se na técnica da refrigeração por vácuo.

 

A título de exemplo das capacidades desta tecnologia - refere a FCTUC em comunicado - “uma garrafa de água de 33cl é arrefecida em três minutos”.

 

É expectável pensar-se que esta tecnologia terá um forte impacto no futuro, não só no sector doméstico mas também nos sectores da restauração e hotelaria, por exemplo, porque se trata de uma tecnologia muito rápida e economicamente vantajosa.

 

“Nos hotéis, para que as bebidas se mantenham frescas é necessário que o 'minibar' esteja continuamente em funcionamento, representando elevados consumos energéticos. Com esta nova tecnologia, o refrigerador só consome a energia necessária para o arrefecimento dos produtos, o que é um processo muito rápido, ou seja, significa uma poupança muito significativa de energia”, explica a investigadora Cátia Augusto no mesmo comunicado.

Eu acho que

Pub

Videoclipe.pt

Prémio

Bruna Tavares

Investigadora portuguesa desenvolveu um sistema de fusão sensorial que permite ter uma visão mais precisa do estado da rede eléctrica. A ideia é “prevenir...

Mariana ajuda-te a organizar a casa...

The White Room // Mariana Vidal deixou a indústria da moda para se tornar organizadora de espaços...