Orienta-te Redes Sociais

Tecnologia

Depois dos óculos de realidade virtual, chegou o colete que aumenta as emoções

O KOR-FX pretende oferecer uma experiência mais emocional e imersiva durante um jogo, filme ou música

Texto de PÚBLICO • 16/01/2015 - 13:26

Distribuir

Imprimir

//

A A

Os óculos de realidade virtual não são uma novidade mas quem os usa pela primeira vez fala numa experiência única pela imersão que permite num videojogo, por exemplo. E por que não aumentar as emoções que se sente quando se joga ou se vê um filme ou se ouve uma música?

 

“Tenha um 'feedback' do ambiente do seu jogo! KOR-FX usa tecnologia de ponta que permite que sinta cada movimento, uma bala, e uma explosão.” A promessa pode parecer violenta mas foi essa a intenção do físico Shahriar Afshar, a de proporcionar uma experiência mais emocional e imersiva, tudo com a ajuda de um colete, com ligação a um cabo de áudio, que transforma o som em vibrações no peito.

 

O KOR-FX (KOR significa Kinetic Omnidirectional Response) injecta som nos dois transdutores colocados na parte da frente do colete, que ao vibrarem com a intensidade do som provocam uma sensação semelhante a quando estamos no cinema e uma explosão faz a cadeira estremecer ligeiramente.

 

Segundo Shahriar Afshar, as vibrações no corpo humano levam o cérebro a interpretar as experiências de uma forma mais imediata, como se de facto acontecessem e não fossem apenas uma cena a acontecer num filme ou num jogo. “O cérebro pensa, meu Deus, tudo o que está a acontecer é tão significativo e o som é tão poderoso que faz o meu peito vibrar”, explica o criador do KOR-FX à CNN.

 

O mercado dos videojogos é o alvo principal da empresa de Afshar, a Immerz, situada em Cambridge, Massachusetts, EUA, mas a experiência que o colete oferece não se fica pela área dos jogos. E, como indicou à "CNN", a intensidade da experiência oferecida pelo colete pode ser outra, como ouvir Bach. “De repente estava envolvido no genial, num aglomerado incrível e indiscritível de emoções magistralmente juntas”, descreveu.

 

O colete pode ser adquirido online, por 150 dólares. É ajustável a qualquer pessoa e é compatível com PC, consolas, "smartphones" e "tablets" desde que tenha uma fonte de áudio de 3,5 mm. Tem uma autonomia de 30 a 40 horas, podendo funcionar com pilhas recarregáveis ou uma bateria comum, não incluída no aparelho.

Eu acho que

Pub

Videoclipe.pt

Fotografia

Antropólogo apaixonado por fotografia tem milhares de imagens de lugares abandonados, entre Portugal e outros países. Agora, o seu "Proj3ct Urbex" está num...

Bernardo disfarçou-se de turista e...

Livro // Quis olhar para o sector do turismo em Portugal como estrangeiro e, para isso,...