Orienta-te Redes Sociais

Empreendedorismo

Easy2Rec: cria vídeos para apresentações em poucos cliques

O Easy2Rec, um programa desenvolvido por um estudante e um professor do ISEP, é um "software" de captura de vídeo que permite criar apresentações profissionais

Texto de Nuno Carvalho Marques / JPN • 25/11/2014 - 15:27

Distribuir

Imprimir

//

A A

Easy2Rec apresenta-se como um "software" inovador que, tal como o nome indica, permite, de forma simples e intuitiva, a captura simultânea de vídeos, imagens, tabelas, "powerpoints", documentos escritos e áudio, para que o utilizador possa combinar estes vários elementos numa única peça multimédia.

 

O objectivo é minimizar os custos de produção, o tempo e as necessidades técnicas que a criação deste tipo de produtos tende a acarretar, especialmente para aqueles que têm pouca experiência e poucos recursos.

 

Pautando-se pela simplicidade de utilização, apresentação clara, facilidade de aprendizagem e dispensando "hardware" extra que, não raras vezes, é demasiado dispendioso e requer algum conhecimento técnico, os utilizadores só precisam de fazer uso dos computadores pessoais e dos ficheiros que lhes interessam para, com apenas alguns cliques, produzirem peças multimédia com qualidade profissional. O Easy2Rec permite também a integração directa do vídeo da "webcam" e som do microfone.

 

O programa é o primeiro produto da primeira empresa "start-up" nascida no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), a Edugraal. O "software" foi desenvolvido por Diogo Palhais, licenciado no ISEP e estudante do mestrado de Multimédia e Sistemas Gráficos de Engenharia Informática na mesma instituição, bem como por António Castro, professor de mestrado naquele lugar. O Easy2Rec foi criado com o propósito inicial de servir de ferramenta de apoio às aulas e ao estudo, permitindo, desta forma, a união num só ficheiro das explicações dadas pelos professores e dos materiais que estes utilizavam.

 

Diogo Palhais não tardou a aperceber-se da utilidade do produto para um mercado mais abrangente que exige, cada vez mais, um elevado nível de profissionalismo na apresentação de conteúdos. Agora, o estudante quer ver o projecto chegar a um maior e mais diversificado número de utilizadores, desde estudantes a empresas — "Easy2Rec for Everyone".

 

O Easy2Rec, apresentado esta terça-feira, 25 de Novembro, às 17h00, no ISEP, encontra-se disponível aqui, numa versão gratuita ou paga, mediante um registo no site.

Eu acho que

Pub

Videoclipe.pt

Audio

Laura quer que as pessoas entrem no atelier dos artistas "com um clique"

Festival

Entre música, manobras de skate, campeonatos de matraquilhos, mergulhos na piscina e passeios pelas ruas de Barcelos o dia 2 do festival foi marcado pela maior...

Entre casais também há violações

Vídeo // A realizadora Chloé Fontaine chamou à curta metragem Je suis ordinaire — o que...