Orienta-te Redes Sociais
Ruben Bettencourt é um jovem caldense, apaixonado por Design e CEO da Pixels Bra

Ruben Bettencourt é um jovem caldense, apaixonado por Design e CEO da Pixels Brand

Excerto

A democratização do desenvolvimento web e de aplicações móveis faz com que novas ideias surjam todos os dias. E felizmente já estamos a ver os impactos positivos dessa democratização.

Apple

Crónica

O próximo passo da Apple

Esta semana, a Apple anunciou o lançamento de um novo sistema operativo mobile, o iOS 8, que promete dar que falar

Texto de Ruben Bettencourt • 03/06/2014 - 16:50

Distribuir

Imprimir

//

A A

A Apple está a voltar ao que era antigamente. "Sexy, inovadora e no topo da vanguarda". Esta semana anunciou o lançamento de um novo sistema operativo mobile, o iOS 8, que promete dar que falar. As novas capacidades desde iOS 8 vão permitir aos "developers" de todo o mundo, criar novas aplicações com funcionalidades e características que até agora não eram possíveis. E isto porquê? Em parte, porque a Apple decidiu mudar a linguagem de programação utilizada, que já apontava algumas limitações.

 

Durante 20 anos a Apple utilizou o Objective-C como linguagem de programação principal, que agora decidiram deixar cair para lançar uma nova – o Swift. Os novos super poderes do iOS 8 e do Swift são muitos, alguns ainda estão a ser desenvolvidos, mas outros já foram apresentados. A começar pelas fotografias que partir de agora serão todas carregadas na Biblioteca iCloud Photo. O que permite visualizar, editar e partilhar qualquer foto usando qualquer dispositivo Apple. Ou seja, tiras a foto com o iPhone e editas com o iPad para veres melhor.

 

As mensagens também vão sofrer grandes alterações, tanto na forma como no conteúdo. Agora com um toque, podes facilmente adicionar uma mensagem de voz á conversa, um vídeo do que estás a ver no momento ou a localização exacta do sítio onde estás. Intuitivo e directo.Também chegaram ao fim os erros parvos do corretor automático. Era chato, mas às vezes alguns até faziam rir. O iOS 8 resolve este problema e facilita a escrita sugerindo a palavra apropriada, mas agora tendo em conta o contexto da frase.

 

 

Também reconhece se estás a escrever uma mensagem ou um E-mail, pois normalmente o tom utilizado na escrita de cada uma delas é diferente. É o teclado mais inteligente de sempre, que nos vai poupar tempo. O Design também vai ser renovado. Esta parte interessa-me especialmente, pois sei o quando é difícil fazer as coisas o mais simples possível. Novos e úteis atalhos para as pessoas com que falas mais, novas funcionalidades na gestão de E-mail e uma revolução na experiência de utilizador que, dizem eles, te vão querer fazer coisas que nem sabias que querias fazer. Eu acredito neles.Outra funcionalidade muito importante é o Family Sharing.

 

Até um máximo de seis pessoas é possível partilhar todas as compras efectuadas, seja uma música ou filme no iTunes, um livro no iBook ou uma nova aplicação na App Store. Sempre que um compra algo, todos a podem partilhar gratuitamente. E também facilita entre si a partilha de fotos, localizações, calendários de família entre outros. A Apple sempre deu atenção aos detalhes e o iOS 8 é reflexo disso mesmo.

 

Estas são apenas algumas das novas funcionalidades anunciadas pela Apple. Muitas mais ainda estão por vir, pois estão a ser desenvolvidas neste preciso momento. A democratização do desenvolvimento web e de aplicações móveis faz com que novas ideias surjam todos os dias. E felizmente já estamos a ver os impactos positivos dessa democratização.

Eu acho que

Pub

Videoclipe.pt

Audio

Laura quer que as pessoas entrem no atelier dos artistas "com um clique"

Fotografia

"A geração retratada na minha série fotográfica ["Come Hell or High Water"] é a dos jovens que atingiram a idade adulta no momento da viragem de século, os...

Entre casais também há violações

Vídeo // A realizadora Chloé Fontaine chamou à curta metragem Je suis ordinaire — o que...