Orienta-te Redes Sociais

DR

Crowdfunding

Isto é um iPhone transformado em microscópio

O MicrobeScope é um gadget que permite ao iPhone ver uma imagem ampliada 800 vezes. Campanha de crowdfunding no Kickstarter já conta com mais de 66 mil dólares

Texto de P3 • 02/04/2014 - 17:58

Distribuir

Imprimir

//

A A

Uma empresa norte-americana criou um gadget que transforma qualquer iPhone num microscópio. Nick Bratt, o criador, diz tratar-se de um “instrumento muito poderoso e com um foco fixo” que permite ver as características de “bactérias individuais e outras formas de vida” como se estivéssemos num laboratório.

 

A ideia é que qualquer entusiasta da ciência que tenha um destes “smartphones” possa ver, ao microscópio, o aspecto e o movimento de micróbios. A amostra é colocada directamente na lente invertida do aparelho, iluminada por uma fonte de luz que funciona a pilhas. O iPhone fica, depois, em cima, e a câmara é alinhada com o sistema ocular. No ecrã, a imagem aparece ampliada 800 vezes e pode ser partilhada em tempo real — quer fotografia quer vídeo. No caso do iPhone 5S, é ainda possível filmar em câmara lenta para ver o movimento, muitas vezes demasiado rápido, dos micróbios.

 

“Funciona muito bem no campo, no laboratório ou em casa mas é simples o suficiente para que uma criança o possa usar. Não requer qualquer acessório, como lâminas de vidro, e não existem botões para ajustar”, pode ler-se na descrição.

 

Para que este projecto se concretize, Nick Bratt lançou uma campanha de crowdfunding na plataforma Kickstarter, na qual pede dez mil dólares (cerca de 7 265 euros). A 17 dias do fim da campanha, o MicrobeScope já angariou mais de 66 mil dólares (49 mil euros), ultrapassando assim a meta pretendida. Cada MicrobeScope custa 115 dólares (perto de 83,5 euros) e serão entregues ainda durante 2014. 

 

A 4D Optical, de Nick Bratt, está localizada em Edmonds (estado de Washington, EUA) e dedica-se ao desenvolvimento de produtos na área da engenharia óptica.

Eu acho que

Pub

Videoclipe.pt

Audio

Laura quer que as pessoas entrem no atelier dos artistas "com um clique"

Fotografia

Antropólogo apaixonado por fotografia tem milhares de imagens de lugares abandonados, entre Portugal e outros países. Agora, o seu "Proj3ct Urbex" está num...

Ser mãe é a melhor coisa do mundo?...

Ilustração // Ser mãe é a melhor coisa do mundo. Ser mãe nem sempre é a melhor coisa do mundo...