Orienta-te Redes Sociais
Cada comando do SideBySide projecta uma imagem e delimita uma área de acção

Cada comando do SideBySide projecta uma imagem e delimita uma área de acção DR

O SideBySide é perfeito para jogos e tarefas de cooperação

O SideBySide é perfeito para jogos e tarefas de cooperação DR

Caçar um gorila com um avião é um dos jogos inseridos no protótipo DR

Tecnologia

Disney cria SideBySide para jogar nas paredes

A Disney Research criou comandos individuais que permitem projectar imagens e jogar em qualquer superfície

Texto de Daniel Cerejo • 05/11/2011 - 11:30

Distribuir

Imprimir

//

A A

Num futuro muito próximo já vai ser possível ter o rato Mickey, o tio Patinhas ou o Pluto a decorar uma parede lá de casa. Ou então, o chão. Ou ainda, se preferirmos, o tecto. As possibilidades são várias, desde que exista uma superfície para projectarmos o SideBySide, um sistema que está a ser desenvolvido pelo Disney Research, um departamento de investigação da Disney.

 

Os detalhes para já divulgados permitem saber que o protótipo se baseia em comandos individuais (que podem ser manuseados numa das mãos dos utilizadores), compostos por um mini-projector, uma câmara de infra-vermelhos e um sensor de variação da informação apresentada pelo próprio projector.

 

Quando comandos como estes são ligados a um Apple MacBook Pro (computador em que o sistema tem sido desenvolvido), passa a ser possível projectar informação visível e invisível em qualquer superfície. A visível traduz-se em imagens geradas pelos comandos, a invisível delimita a área de acção das projecções, activa a manipulação das mesmas e possibilita a interacção entre as projecções dos utilizadores.

 

A parede do quarto é um ringue de boxe

Além das já referidas características que compõem os controladores do SideBySide, existe ainda um botão que, diga-se, servirá para horas de diversão. O botão em causa desencadeia uma qualquer acção nas projecções, o que quer dizer que, se forem utilizados dois comandos lado a lado (daí a razão do nome do sistema), podem disputar-se jogos, tal e qual como num computador.

 

A diferença é que não é necessário ocupar o espaço do nosso quarto com computadores, consolas ou monitores. Uma parede basta, por exemplo, para defrontarmos alguém num combate de boxe, visto ser esse um dos jogos que os investigadores da Disney já desenvolveram para o sistema.

 

Mas quem não quiser andar aos murros numa parede, pode aproveitar o potencial multijogador do SideBySide para cooperar com outra pessoa na tentativa de encaminhar pássaros para os seus ninhos, ou de derrubar tijolos de uma plataforma, noutros jogos da aplicação.

 

Além disso, o SideBySide permite outro tipo de acções, como transferir contactos pessoais da lista de um utilizador para a pasta de um outro. Tudo isto projectado numa qualquer superfície. Nas costas do assento de um carro, se quisermos.

 

A equipa da Disney Research acredita que, dentro de 2 a 4 anos, o sistema vai também conseguir correr num dispositivo móvel e alcançar o desempenho actual.

Eu acho que

Pub

Videoclipe.pt

Fotografia

Quando falamos de irmãos, a palavra partilhar torna-se praticamente obrigatória. A série Shared, da fotógrafa Nelli Palomäki, propõe uma reflexão...

Ser mãe é a melhor coisa do mundo?...

Ilustração // Ser mãe é a melhor coisa do mundo. Ser mãe nem sempre é a melhor coisa do mundo...