Orienta-te Redes Sociais
Raquel Lacerda e João Antunes são autores do blogue "les bons vivants"

Raquel Lacerda e João Antunes são autores do blogue "les bons vivants"

Les Bons Vivants

Niwasan

<b>Niwasan</b>

Crónica

Outono: mais uma razão para cozinhar castanhas e abóboras

A “ligação das castanhas aos cogumelos é forte devido à respectiva simbiose na natureza: os cogumelos crescem sob os castanheiros”

Texto de Raquel Lacerda e João Antunes • 11/11/2013 - 12:47

Distribuir

Imprimir

//

A A

Com o S. Martinho, temos (mais) uma desculpa para cozinhar ingredientes outonais e preparar saborosos e reconfortantes pratos. Alguns dos principais alimentos desta época são as castanhas, romãs, abóboras, dióspiros, laranjas e os espinafres. Escolhemos como ingredientes principais as castanhas e a abóbora.

 

Como entrada forte sugerimos um creme de castanhas e cogumelos com crocante de presunto - a receita é simples: basta refogar cebola, castanhas e cogumelos, juntar leite e caldo e servir com presunto cozinhado no forno e umas folhas de tomilho. A combinação entre as castanhas e os cogumelos é surpreendentemente agradável.

 

Niki Segnit, no seu “Dicionário dos Sabores” explica que a “a ligação das castanhas aos cogumelos é forte devido à respectiva simbiose na natureza: os cogumelos crescem sob os castanheiros”.

 

Para adoçar os dias frios, que tal uma compota de abóbora? Num tacho junta-se 1kg de abóbora em pedaços, 800g de açúcar, 1 pau de canela e um pedaço de casca de laranja ou limão. Cozinha-se em lume brando mexendo de vez em quando (a abóbora vai perdendo bastante água). O açúcar estará pronto assim que estiver em ponto de estrada. Para conservar, coloca-se em frascos esterilizados (se quiseres juntar miolo de noz, combina muito bem).

Eu acho que

Pub

Videoclipe.pt

Audio

Laura quer que as pessoas entrem no atelier dos artistas "com um clique"

Feminismo

A igualdade de género nas tarefas domésticas ainda está longe de ser alcançada, mas duas cidades alemãs vão começar um programa de vouchers que promete reforç...

As mulheres de verdade têm pêlos,...

Livro // Há cerca de dois anos, num qualquer dia quentes de Primavera, Rocío Salazar...