Vídeo promocional da SITU from SITU scale on Vimeo.

Saúde

Esta balança diz-nos as calorias exactas que temos no prato

A SITU é uma balança que envia para dispositivos móveis todos os dados nutricionais daquilo que comemos. Foi criada por um engenheiro português e por um jornalista dos EUA

Texto de Juliana Moreira • 28/04/2014 - 11:18

Distribuir

Imprimir

//

A A

José Farinha, engenheiro e fotógrafo profissional, e Michael Grothaus, ex-funcionário da Apple e jornalista de tecnologia, criaram a balança que promete dar “toda a lista de nutrientes, vitaminas, calorias, sal e açúcares, do ingrediente que está a ser pesado”. A campanha está a decorrer na plataforma Kickstarter até 2 de Maio e já ultrapassou o objectivo inicial, que era o de reunir cerca de 43 mil euros. 

 

Segundo os criadores, a SITU mostra-nos conteúdos exactos de qualquer alimento pesado, podendo ser “apenas um único alimento” ou “uma refeição completa”. Para além disto, esta balança é também um “instrumento de aprendizagem”. Qualquer pessoa pode utilizar esta balança, desde diabéticos, hipertensos, atletas ou qualquer pessoa que queira uma vida saudável.

 

“Nós não queremos que nos rotulem como uma balança para ajudar os atletas, queremos que as pessoas percebam que é um instrumento bastante variado e que pode ser utilizado em muitas situações”, explica José Farinha ao P3, em conversa via Skype.

 

Segundo José Farinha, a ideia de criarem esta balança surgiu do seu “amigo de longa data”, o norte-americano Michael Grothaus. “Quando ele era adolescente era gordinho e, na altura ainda sem nada de tecnologia iPhone, nada dessas coisas, decidiu controlar o seu peso através do controle da quantidade de calorias e nutrientes que ingeria por dia. Chegou a perder 45 quilos”, conta o fotógrafo português residente em Londres.

 

Como funciona a balança e a aplicação? “A balança transmite os dados a uma aplicação que foi criada por nós. Por exemplo, colocas uma maçã em cima da balança. A balança manda o peso dessa maçã para a aplicação através do bluetooth e na aplicação tem de se fazer uma selecção prévia para que a balança saiba o que está a ser pesado. Ou seja, faz-se a selecção do alimento na aplicação, a balança sabe o que está a pesar e dá-nos toda a lista de nutrientes, vitaminas, calorias, sal, açúcares, tudo do ingrediente que está a ser pesado”, explica José Farinha.

 

Campanha no Kickstarter

Para José Farinha, a “vantagem mais poderosa” da SITU é a “informação que se consegue revelar ao utilizador”. A partir de agora, consegue-se ter a “noção daquilo que se está a ingerir”, em relação a todo o “valor nutricional e calórico do alimento que vamos ingerir”. “Através da balança é muito mais fácil, para qualquer pessoa, perceber o que na realidade está a ingerir”, diz.

 

Quanto ao motivo que os levou a lançar a campanha no Kickstarter, José Farinha explica que, quando decidiram avançar com o projecto, decidiram que iam avançar até “à fase do protótipo da balança e até à fase beta da aplicação” com um “investimento próprio”, dele e do Michael.  

 

Com a campanha ainda a decorrer existe a possibilidade de adquirir SITU, disponível para pré-venda através da campanha Kickstarter, por 60 euros antes que (possivelmente) chegue às lojas. “O valor final ainda não está completamente definido, mas rondará as 70 e as 80 libras (cerca de 85 a 97 euros)”, conta. 

 

Texto editado por Andréia Azevedo Soares

Voltar ao topo

|

Corrige
Eu acho que