Orienta-te Redes Sociais

Braga Urban Market

Feira

BUM: o mercado vintage de Braga

Peças de roupa e vinis são dos produtos mais procurados pelos jovens que visitam o Braga Urban Market todos os segundos sábados de cada mês, no centro da cidade

Texto de Ana Melro • 12/04/2013 - 16:01

Distribuir

Imprimir

//

A A

O Braga Urban Market (BUM) é um mercado de compra, troca e venda de artigos em segunda mão, à base de vestuário, bijutaria, vinis e outros produtos vintage, que acontece no segundo sábado de cada mês, no centro de Braga.

 

A acompanhar a feira, vai ser montado o Palco Factory - Deita cá para fora!, onde qualquer músico ou performer pode exibir o próprio espectáculo de forma livre e gratuita.

 

"Há muitos artistas que se queixam que não têm lugar ou que não são contratados”, sublinha a organizadora do evento, Tânia Gomes, ao explicar que a ideia é dinamizar a feira com actividades culturais e, ao mesmo tempo, disponibilizar um espaço que seja ocupado por bandas emergentes ou grupos de teatro e de dança que queiram divulgar o seu trabalho.

 

O palco conta com o apoio do Factory Business Center& Cowork e possui algum equipamento à disposição. Já as inscrições para o aluguer de bancas têm um custo de 7,5 euros por comerciante e devem ser feitas com antecedência, havendo limite de entre 50 a 60 participantes.

 

Tudo começou no Ponte Party People

O projecto partiu da ideia de duas jovens bracarenses, Tânia Gomes, estudante de Enfermagem, na Universidade do Minho, e Júlia Vilaça, recém-licenciada em Gestão de Empresas, como uma necessidade de dinamizar actividades dirigidas aos jovens, na cidade de Braga.

 

Com o apoio da Capital Europeia da Juventude 2012 (CEJ), em Setembro de 2012, foi apresentado um mercado-piloto que integrou o festival de música Ponte Party People, tendo resultado na aprovação e “adesão por parte das pessoas que foram ver e das pessoas que queriam comprar", refere a estudante.

 

Ainda no mesmo ano, foi realizada uma segunda edição do BUM, mas só, a partir de Março de 2013, a feira passou a ter uma periodicidade mensal e com o apoio da Câmara Municipal de Braga.

 

A próxima edição do BUM é no dia 13 de Abril, entre as 10h00 e as 18h00, no Largo Carlos Amarante ou, dependendo das condições meteorológicas, nos Claustros da Rua do Castelo, em Braga.

Eu acho que

Pub

Videoclipe.pt

Audio

Laura quer que as pessoas entrem no atelier dos artistas "com um clique"

Vídeo

Desde 2000, estima-se que dez mil crianças palestinianas tenham sido detidas pelo exército israelita. A cada 12 horas, uma será detida, interrogada, processada...

Maria vive para os Animais de Rua

Perfil // Advogada, activista e presidente de uma associação de protecção de animais,...