Andy Houghton/Flickr
Polaroid de Andy Houghton/Flickr

Internet

Dos blogues para a moda

O lançamento de tendências passa cada vez mais pela internet

Texto de Patrícia Lima/JPN • 22/09/2011 - 00:00

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Qual a semelhança entre uma máquina de costura e um teclado? E entre um estilista e um "blogger"? No lançamento de tendências de moda, os blogues ganham importância.

 

A moda, apesar de cíclica, sempre teve um processo estático, nascendo nas passarelas e crescendo nas ruas. Hoje assistimos ao processo em fase de inversão. A moda nasce na rua, com o "street style" (estilo de pessoas anónimas que salta à vista na rua), e é alimentado e divulgado pelos "bloggers" que ganham peso no lançamento das tendências.

 

"Blogger" por acaso 

 Bruno Silva, licenciado em Artes Plásticas, a frequentar actualmente Design de Moda no CITEX, é hoje um dos "bloggers" de moda mais promissores de Portugal. "Aconteceu tudo de forma gradual, não foi nada premeditado", diz.

 

Depois de criar conta no "LookBook" (site em que é possível criar um "diário de estilo"), surgiu a necessidade de "ter um espaço" onde poderia "colocar fotografias de outras pessoas". A aventura passou, então, para a plataforma DollHouse, que Bruno descreve como um espaço artístico, em que fala de moda como uma arte e não apenas como uma forma de estilo.

 

As tendências nascem na rua 

Também Marcos Fonseca, licenciado em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, entrou neste mundo um pouco por acaso. Tal como Bruno, estudou no CITEX, o que o levou a perder cada vez mais horas a pesquisar imagens disponíveis em blogues de moda. Da pesquisa veio a vontade de compilar os estilos encontrados num espaço próprio. "As tendências vêm das pessoas, do que elas vestem no dia-a-dia", enfatiza. Nascia então o Looksandtips.  

 

A inspiração para os "posts" diários não vem só das ruas, no entanto. Tanto Marcos como Bruno estão em sintonia quanto à fonte de inspiração primordial para assegurar actualizações constantes nos respectivos blogues: consumir em abundância muitos blogues de "street style", até encontrar o seu próprio estilo.

 

Lê o artigo completo no JPN.

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