Nelson Garrido

Empreendedorismo

O “engraxador” que deixa as tuas sapatilhas como novas

Com 23 anos, Alexandre Marques criou em Vila Nova de Famalicão a Engraxat, um serviço de limpeza de sapatilhas. O jovem desenvolveu os seus próprios produtos que, em breve, vai disponibilizar num kit para venda ao público

Texto de Diana Barros • 08/05/2017 - 18:43

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Nada melhor do que, depois de um poeirento festival de Verão, deixar as sapatilhas aos cuidados de limpeza de um especialista e levantá-las mais tarde como novas. O serviço Engraxat Premium ShoesCare torna isto possível.

 

O modelo de negócio é inovador e foi pensado por Alexandre Marques que com 1200 euros no bolso e 23 anos se lançou de cabeça para o negócio. A Engraxat não tem loja física, apostando em alternativa em parcerias com cinco pontos de recolha em Vila Nova de Famalicão (ver caixa à esquerda), terra natal do empreendedor. Mediante o preenchimento de um formulário online, os clientes podem deixar os ténis nestes locais e recolhê-los mais tardes já limpos. Os preços situam-se nos 6,99 euros (limpeza básica) ou 8,99 euros (limpeza profunda com desodorizante).

 

A avô de Alexandre até era engraxador, mas a ideia de criar o negócio só surgiu em Setembro do ano passado. Isto porque o jovem, que trabalha como lojista na área de calçado, se foi apercebendo que "as principais dúvidas dos clientes se relacionavam com a limpeza" do calçado.

 

A ideia deu voltas e voltas na sua cabeça até que, em Março, o negócio finalmente começou, centrando-se unicamente na limpeza de sapatilhas. Sim, porque como sublinha o criador, a Engraxat "limpa, não repara". Até agora, passaram pelas suas mãos mais de 60 pares, mas o objectivo é que o negócio continue a crescer. 

 

Produtos próprios

Todos os produtos usados neste processo foram criados pelo próprio Alexandre, que, enquanto trabalha, aperfeiçoa ainda mais as suas fórmulas. Ao P3, o jovem mostrou uma solução de limpeza que, quando esfregada na sapatilha, faz com que as manchas desapareçam como por magia. Elaborou produtos para diversos tipos de tecido e sujidade e, em breve, vai partilhar o conhecimento: a Engraxat prepara-se para lançar um kit de limpeza para qualquer pessoa poder "manter" o aspecto dos seus ténis.

 

A este "engraxador" dos tempos modernos tem chegado, quase exclusivamente, calçado caro. Já se ocupou de alguns sapatos, mas o foco são realmente as sapatilhas, sobretudo as que estão "na moda, como Stan Smith e New Balance". Afinal, os jovens são o seu grande público-alvo.

 

O feedback do negócio "tem sido bom", sublinha Alexandre, que para a imagem da empresa contou com a colaboração de Cátia Domingues, criadora da marca de design Ephalump. O jovem espera agora alargar os pontos de recolha para outras cidades da região Norte, como Porto e Braga, e, quem sabe, abrir uma loja própria. Munido de frasquinhos com líquidos que parecem mágicos e uma tradicional escova, vai continuar a limpar sapatilhas até o conseguir. 

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