DR

Produtos

Ir a Fátima também pode ser divertido

Ricardo e Cátia são os criadores da Funny Fatima, linha de produtos divertidos relacionados com esta temática religiosa. Jovem casal deparou-se com uma "grande resistência para entrar no mercado de Fátima" e apostou agora numa loja online

Texto de Lusa • 27/03/2017 - 11:30

Distribuir

Imprimir

//

A A

Um jovem casal criou uma linha de produtos, intitulada Funny Fatima (Fátima Divertida), comemorativa da visita do Papa Francisco e do Centenário Das Aparições, e que inclui canecas, babetes infantis, t-shirts e outros artigos.

 

Os desenhos, disponíveis igualmente em ímanes para pôr no frigorífico, uma fita de pulso, crachás diversos, uma régua, um bloco de notas ou um puzzle, tanto mostram o Papa Francisco a rir e a fazer um gesto de aprovação (com os dois polegares para cima), como a "aparição" de Nossa Senhora, em cima de uma árvore, aos três pastorinhos e a sete ovelhas. As crianças, que estão vestidas com motivos coloridos — uma das meninas de blusa e saia preta, a outra com um vestido vermelho às bolinhas brancas e o rapaz de barrete de campino com o verde e vermelho das cores nacionais — protagonizam ainda outro quadro, que retrata uma pausa para a merenda num prado, rodeados de ovelhas.

 

Há ainda um desenho intitulado Multidão, que recria o recinto do Santuário com a Virgem Maria ao centro rodeada de faces multiétnicas, outro figurativo dos peregrinos, com uma figura caminhante de lenço amarrado à cabeça e colete reflector, acompanhado das inscrições "Eu Fui" e "Fátima - Portugal", e também produtos relacionados com as comemorações de 12 e 13 de Maio de 2017, sempre acompanhadas de motivos religiosos ligados à Cova da Iria.

 

"São imagens divertidas, relacionadas com a temática religiosa de Fátima, aplicadas em produtos dirigidos a todas as idades, que colocam um sorriso na cara de quem os conhece", disse à agência Lusa Ricardo Figueira, um dos promotores do projecto Funny Fatima. Ricardo, 30 anos, técnico de actividades desportivas numa instituição particular de solidariedade social e a mulher Cátia, 33 anos, psicóloga, casados há seis meses, tiveram a ideia em Abril de 2016, durante um "passeio romântico" a Sintra. "Na loja oficial do palácio da Pena encontrámos produtos relativos à temática Sintra, mas numa versão diferente e divertida. Pensámos que poderíamos levar o conceito para Fátima e logo ai começámos a trabalhar", explicou o jovem empresário.

 

Fizeram contactos, nomeadamente com o responsável pelo design dos produtos e, ainda no ano passado, surgiram os primeiros artigos. No entanto, devido à "forte componente" divertida do projecto, o casal diz ter-se deparado com "uma grande resistência para entrar no mercado de Fátima, tradicionalmente conservador e dirigido às massas", assinala Ricardo Figueira.

 

Em 2017 decidiram apostar numa loja online e numa página no Facebook "e o feedback tem sido muito positivo", argumenta. Na rede social, a Funny Fatima define-se como "uma marca portuguesa de merchandising turístico com produtos relacionados com a temática religiosa de Fátima", envolvendo "imagens super divertidas, aplicadas em produtos de elevada qualidade". Os promotores sublinham que, apesar da componente divertida, "nunca é descurado o respeito pela temática da religião".

Voltar ao topo

|

Corrige
Eu acho que