Orienta-te Redes Sociais
Alexandra Pedruco Lacerda é jornalista e actualmente freelancer em Londres

Alexandra Pedruco Lacerda é jornalista e actualmente freelancer em Londres

André Bem-Haja

A Portuguese Love Affair

DR

Crónica

A Portuguese Love Affair, em Londres

A rua não é estreita e empedrada como no Bairro Alto mas os produtos quase que entoam o fado. Dina Martins e Olga Cruchinho emigraram mas levaram Portugal atrás. Literalmente

Texto de Alexandra Pedruco Lacerda • 21/08/2013 - 15:58

Distribuir

Imprimir

//

A A

Eu achava que não se vendiam tradições, nem vivências, nem memórias. Enganei-me. Portugal é romantizado no número 142 da Columbia Road, na zona Este de Londres. Refiro-me à loja Portuguese Love Affair

 

As portas ainda não estavam completamente abertas e entram os primeiros clientes. Batem palmas e felicitam as donas quando percebem que se trata da inauguração do espaço. Os meus olhos começam a percorrer as prateleiras e de repente já não estou em Londres — ali dentro é mais ou menos Portugal.

 

Impressionam-me as etiquetas cuidadosamente alinhadas a cada artigo. Aproximo-me e reparo que o preço aparece em último e em caracteres mais pequenos — o corpo do texto é sobre cheiros, sabores e memórias. São os sabonetes envolvidos em papel colorido, da Barbearia de Bairro, que me transportam até ao Príncipe Real. Leio e quase que consigo cheirar as compotas empilhadas noutro armário. “Will you marry me” está escrito numa caixa azul — são frutas desidratadas, cortadas em forma de coração.

 

De repente a loja está cheia de curiosos, a mesa com chouriços começa a fazer sucesso, até os cumprimentos me parecem portugueses. O gargalhar é-me familiar, o agitar de copos meio cheios, as garrafas quase vazias.

 

A loja deixou de ser loja, os produtos tornam-se um pretexto. Tornou-se cada vez mais nítida a origem do projecto. É a saudade que assume o centro das atenções dentro daquelas paredes. Para mim foi também orgulho.

 

Quando saí e olhei uma última vez para as letras grandes e estilizadas, A Portuguese Love Affair, tive a certeza que o problema não é Portugal. Quem sai quer levá-lo consigo. É um caso de amor, em Londres.

Eu acho que

Pub

Videoclipe.pt

Audio

Laura quer que as pessoas entrem no atelier dos artistas "com um clique"

Fotografia

"A geração retratada na minha série fotográfica ["Come Hell or High Water"] é a dos jovens que atingiram a idade adulta no momento da viragem de século, os...

A realidade nua e crua de um parto...

Fotografia // "Alerta: um parto é acontecimento bonito, mas é também turbulento e...