Orienta-te Redes Sociais

"Uma Cidade Chamada Porto" foi filmado para testar um novo equipamento

A Filmesdamente foi informada por e-mail do prémio

Mais de 200 mil pessoas assistiram ao vídeo online

Publicidade

Vídeo promocional do Porto distinguido na Roménia

"Uma Cidade Chamada Porto", realizado pela Filmesdamente, venceu um prémio no International Film Festival Document Art, na Roménia. Foi feito "quase por acaso" e acabou viral na Internet

Texto de Ana Maria Henriques • 02/10/2012 - 20:30

Distribuir

Imprimir

//

A A

Começa com planos do rio Douro e da ponte Luís I, num dia de nevoeiro e chuva miúda. A ponte da Arrábida também aparece, assim como vendedores de rua e senhores que varrem o lixo. Há turistas - muitos - e momentos que parecem encenação mas são naturais. É o Porto em 24 horas.

 

No 15.ª International Film Festival Documente Art, na Roménia, “Uma Cidade Chamada Porto” recebeu, a 29 de Setembro, o “Award for the Tourism-Related Commercial”, distinção para o melhor vídeo de promoção turística. Ao P3, Nuno Rocha, da Filmesdamente, confessa que foram informados por e-mail do prémio, algo que não esperavam. “É sempre uma honra poder ser premiado num festival onde se valoriza o turismo e a mostra de cidades”, diz.

 

"Uma Cidade Chamada Porto", filme de 2011 da produtora Filmesdamente, é "completamente realista". Nuno Rocha, um dos responsáveis pela filmagem, conta o filme foi feito para testar um equipamento novo — uma Sony PMW-F3 — cedido por uma empresa. “Pegámos na câmara e quisemos filmar o Porto durante as 24 horas, desde manhã cedo até ao Sol se pôr”, conta Nuno.

 

“Foi uma coisa feita sem guião — algo que normalmente não acontece. Simplesmente, sabíamos mais ou menos o que queríamos fazer e as pessoas que nos apareceram não foram encenadas.” Não precisaram apenas de 24 horas para as filmagens, mas quase. Em poucos dias transformou-se num fenómeno viral “com mais de 200 mil visualizações” no canal do Vimeo da produtora portuense. "Sem quaisquer correcções de cor", pode ler-se no início do filme e salienta, também, Nuno Rocha.

 

Esta não foi a primeira vez que o filme foi distinguido. Já este ano, “Uma Cidade Chamada Porto” conseguiu o segundo lugar na categoria “A Cidade com Vida” nos prémios Portivity, promovidos pela Associação Nacional de Jovens Empresários.

Eu acho que

Pub

Videoclipe.pt

Movimento

Movimento cívico português quer pôr um fim à exportação de animais para fora da União Europeia. Avizinha-se uma luta longa e há barcos de papel para ajudar

Salvador, o vencedor do Festival da...

Ilustração // A euforia começou por ser portuguesa: Salvador Sobral interpretou a canção que...