Entrar na Estação Espacial Internacional a 360 graus

autoria Ana Jorge Teixeira

// data 18/04/2018 - 15:35

// 2936 leituras

Voar, sem sair de casa, lado a lado com os astronautas e embarcar numa viagem espacial com eles: isto graças ao primeiro vídeo de 360 graus feito a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). A ideia ganhou vida com a ajuda de Paolo Nespoli, um astronauta italiano que já conta com três expedições espaciais. Em 2017, Paolo decidiu aceitar o desafio de colaborar na realização deste vídeo, que resulta de uma parceria com a National Geographic e faz parte de um dos episódios do documentário One Strange Rock.

 

A ideia é dar a conhecer ao pormenor os "cantos à casa" da Estação Espacial Internacional. Para isso era necessário uma câmara que captasse tudo o que acontece na nave durante a viagem. Ao início, o astronauta acreditava que "o objectivo era simples", confessa, num artigo publicado pela National Geographic. Bastaria colocar uma câmara numa zona apelidada "Node 2", mas havia um problema: nada estava a acontecer no local onde a câmara estava instalada. Foram várias as vezes em que a câmara foi mudando de lugar para tentar resolver o problema. E foi entre tentativas que o italiano se lembrou de que poderia tornar-se numa espécie de "tripé voador". Assim, amarrou a câmara à cabeça e um computador às costas para que houvesse uma maior fonte de energia. O problema ficou resolvido.

 

Ao longo do vídeo ficamos a conhecer como é viver dentro da Estação Espacial Internacional e, como é um vídeo 360, podemos arrastar a imagem para explorar melhor. "Nós nunca fizemos um movimento específico para a câmara. O que nós lá vemos é apenas o nosso trabalho e o que fazemos", revela Paolo. Todo o vídeo é acompanhado por uma voz que vai narrando pormenores da viagem e, por momentos, parece que realmente lá estamos. Conseguimo-nos aperceber, por exemplo, de que os astronautas nem sempre têm luz natural e, por isso, nunca sabem se é dia ou noite — apesar de terem noção da passagem do tempo. Por dia, a Estação Espacial Internacional dá 16 voltas à Terra: 16 amanheceres, 16 pôres-do-sol. 

Eu acho que