Orienta-te Redes Sociais
Guimarães é reconhecida pela sua presença na lista do Património Mundial da UNES

Guimarães é reconhecida pela sua presença na lista do Património Mundial da UNESCO Manuel Roberto/arquivo

A zona dos Clérigos, no Porto, está a ser alvo de um projecto de requalificação Mário Augusto Carneiro/arquivo

Cidades

Porto e Guimarães no top 10 de destinos 2012 da Lonely Planet

A Lonely Planet elegeu Guimarães, próxima Capital Europeia da Cultura, como um dos destinos top 10 para 2012

Texto de Luís J. Santos • 31/10/2011 - 21:13

Distribuir

Imprimir

//

A A

A Lonely Planet elegeu Guimarães, próxima Capital Europeia da Cultura, como um dos destinos top 10 para 2012, num "ranking" de cidades liderado por Londres, enquanto o Porto entra no top 10 das cidades "best value", as que oferecem uma atraente relação qualidade-custo.

 

A "eleição" integra o top 10 de destinos urbanos, incluído na edição do próximo ano do marcante guia "Best in Travel" da editora britânica Lonely Planeta (LP) – hoje em dia controlada pela BBC. Guimarães surge no 6.º posto do "top das dez cidades para 2012"  - liderado por Londres – e é definida como sendo "impressionantemente bonita" (ou mesmo de "cortar a respiração"). O Porto é n.º quatro no top das cidades "best value", por ser não só "adorável" como ser um "bom negócio".

 

Guimarães é reconhecida pela sua presença na lista do Património Mundial da UNESCO, "porém, não atrai muitos visitantes estrangeiros". Entre os destaques da justificação da entrada de Guimarães no top, referem-se o centro histórico de um “sedutor emaranhado medieval", edifícios, mansões e palácios ou o castelo.

 

Porto: dormir por 25 euros

E, claro, "agora é o momento para visitar” a cidade, referem, já que é a Capital Europeia da Cultura 2012 – título que partilha com Maribor (Eslovénia). Até porque, muito graças a “uma significativa população jovem", detém já uma "impressionante cena cultural" e será um “ponto central da iniciativa artística ao longo do ano", com "artistas criativos" de Portugal e Europa a mostrarem o seu trabalho.

 

O Porto, "a cidade que colocou o 'Port' em Portugal", dizem, "assim como o vinho do Porto no seu copo", é um "bom negócio", graças às ligações aéreas de baixo custo. É descrita como uma "cidade adorável", onde se pode dormir por 25 euros em alojamentos "recheados de antiguidades" e vista para o rio. E, sem gastar muito, passear em comboio histórico, ir à praia (referem Afurada), fazer um cruzeiro ou ficar em casas centenárias. A Ribeira merece especial referência pelas "dezenas de casas que oferecem provas de vinhos e tours baratas".

 

O destaque a Guimarães e Porto marca o regresso da presença portuguesa aos tops do anuário da LP: em 2011 houve uma pausa mas, em 2010, Portugal integrou o top de países, e, em 2009, Lisboa entrava no "ranking" das cidades. Há poucos dias, Guimarães integrava também um top 20 de Portugal, criado pela revista internacional "Wallpaper".

 

Lê o artigo completo no PÚBLICO

Eu acho que

Pub

Videoclipe.pt

Fotografia

Disciplina. Atenção. Aperfeiçoamento. Amor. Expressão. Até tocar nas estrelas. São todas estas "aspirações humanas" que o australiano Niv Novak encontra no...

Maria vive para os Animais de Rua

Perfil // Advogada, activista e presidente de uma associação de protecção de animais,...