Orienta-te Redes Sociais

WTA Mediterrâneo – nomeações

Boutique hotel: Quinta da Casa Branca


Hotel: Hotel Quinta do Lago


Spa resort: Penha Longa Hotel & Golf Resort

Turismo

Portugal recebe mais de 40 nomeações para os "óscares" do turismo europeu

Lisboa, TAP, Madeira, Algarve e hotelaria de luxo lideram nomeações lusas aos World Travel Awards europeus. Votação online decorre até 23 de Junho

Texto de PÚBLICO • 16/04/2014 - 16:14

Distribuir

Imprimir

//

A A

Em 2013, Portugal saía da final europeia dos World Travel Awards com nove galardões. Uma chuva de prémios que incluiu a declaração de Portugal como líder no golfe, do Algarve como melhor destino de praias, da Madeira como melhor destino insular ou de Lisboa como a melhor cidade europeia para escapadelas urbanas.

 

Agora, entre mais de quatro dezenas de nomeações, Lisboa volta a estar em grande nas "eleições" destes chamados "óscares" do turismo. Só a capital portuguesa compete em cinco categorias: é candidata a melhor destino global europeu mas também a melhor destino de "city breaks" e de cruzeiros, além de estar também nomeada pelo porto de cruzeiros e aeroporto.

 

Além de Lisboa, na lista revelada esta semana, destacam-se novamente o Algarve, que repete a nomeação para melhor destino europeu de praias, e a Madeira, outra vez candidata a melhor destino insular. Sublinhe-se, a propósito, que a hotelaria destas duas regiões domina quase por completo a lista de estrelas portuguesas.

 

O destaque vai ainda para o Turismo de Portugal, potencial melhor organismo oficial de turismo do continente, para a TAP, que volta a ser nomeada para melhor companhia aérea e melhor classe executiva, e para a Douro Azul, este ano candidata a melhor companhia de cruzeiros fluviais.

 

Pela hotelaria, há uma verdadeira constelação de luxo: dos algarvios Vila Joya (habituado a conquistar sucessivamente o "óscar" de melhor boutique hotel ou resort) ou Conrad Algarve (que é candidato a cinco prémios, de melhor hotel e resort a hotel de luxo, "spa resort" ou dono da melhor suite), aos madeirenses Choupana Hills (nomeado para melhor boutique hotel, "boutique resort" ou "resort" insular) e Pestana Carlton (único candidato luso a melhor hotel de luxo da Europa). Ainda pelo Algarve, destacam-se o Martinhal de Sagres (melhor hotel para famílias, melhor villa resort) ou o Pine Cliffs e Sheraton (melhor hotel de residências, melhor resort).

 

Por Lisboa, seguem o Epic SANA (melhor hotel de conferências, para turismo de negócios ou melhor "resort" de luxo), o Altis Belém (design hotel), Bairro Alto Hotel ("boutique hotel") ou o Inspira Santa Marta (hotel ecológico).

 

De sublinhar ainda a única entrada açoriana: o Terra Nostra Garden está nomeado este ano para melhor boutique hotel, de resto a mais portuguesa das categorias destes prémios (em 12 nomeados, cinco estão em Portugal).

 

Além destas nomeações a nível continental, há ainda categorias nacionais (nove, no caso de Portugal) e regionais. Curiosamente, talvez por uma questão mais cultural que geográfica, há três nomeações portuguesas para os WTA Mediterrâneo: as honras são para a Quinta da Casa Branca, Hotel Quinta do Lago e para o Penha Longa.

 

Os WTA existem desde 1993 e são considerados dos mais importantes prémios da indústria do Turismo votados por público e profissionais. Dividem-se por dez regiões mundiais, cada uma com direito a uma gala, culminando numa grande festa anual onde são entregues os "óscares" aos melhores do mundo. Este ano, a gala europeia está marcada para 2 de Agosto em Atenas, Grécia. Já a gala mundial ainda não tem data nem local confirmados mas deverá realizar-se no final do ano. Em 2013, Portugal conseguia cinco "óscares" a nível mundial: foi declarado o melhor destino de golfe do mundo e recebeu ainda troféus para a Parques de Sintra e para os hotéis Conrad, The Vine e Vila Joya.

 

A votação online nos WTA Europa abriu a 14 de Abril e decorre até 23 de Junho. Qualquer pessoa poderá votar (basta um registo), sendo que o voto dos profissionais registados vale por dois.

 

Portugal conta ainda com nomeações noutra competição paralela, a dos "óscares" da tecnologia turística, mas a lista de nomeados ainda não está fechada, sendo que a votação online só começa a 14 de Julho. Para já, sabe-se que a TAP está nomeada para melhor site de companhia aérea e o VisitPortugal.com para melhor site de turismo oficial.

 

Portugal - Nomeações nos WTA europeus

Organismo oficial de turismo: Turismo de Portugal


Destino: Lisboa


Destino de escapadas urbanas (city breaks): Lisboa


Destino de cruzeiros: Lisboa

Porto de cruzeiros: Porto de Lisboa

Aeroporto: Lisboa

Destino de praias: Algarve


Ilhas: Madeira


Companhia aérea: TAP  | Classe executiva: TAP

Empresa de cruzeiros fluviais: DouroAzul

 

Hotelaria

Melhor hotel: Conrad Algarve


Melhor hotel de luxo: Pestana Carlton Madeira Hotel


Melhor resort: Conrad Algarve | Sheraton Algarve at Pine Cliffs Resort


Melhor resort de luxo: Conrad Algarve | EPIC SANA Algarve | Hotel Quinta do Lago

Melhor resort tudo-incluído: Club Med Da Balaia | Pestana Porto Santo Beach Resort & Spa

Melhor boutique hotel: Bairro Alto Hotel | Choupana Hills Resort & Spa | Hotel Quinta da Bela Vista | Terra Nostra Garden Hotel | Vila Joya


Melhor boutique resort: Choupana Hills Resort & Spa | Vila Joya

Melhor hotel de conferências: EPIC SANA Lisboa Hotel  

Melhor design hotel: Altis Belém Hotel & Spa | The Vine Hotel

Melhor hotel para famílias: Martinhal Beach Resort & Hotel


Melhor hotel "verde" (ecológico): Inspira Santa Marta Hotel


Melhor hotel de residências: Pine Cliffs Residence


Melhores suite de hotel: Roof Garden Suite at Conrad Algarve


Melhor resort insular: Belmond Reid's Palace | Choupana Hills Resort & Spa


Melhor hotel MICE: Meetings, Incentives, Conventions & Exhibitions): EPIC SANA Algarve

Melhor spa resort: Conrad Algarve | Tivoli Vilamoura


Melhor resort desportivo: Cascade Wellness & Lifestyle Resort


Melhor villa: Herdade Chaminé
Melhor villa resort: Martinhal Beach Resort & Hotel

 

 

 

 

Eu acho que

Pub

Videoclipe.pt

Cidadania

Nas escolas de Pedro Aibéo, aprende-se música como uma língua materna — e procura-se uma solução para os músicos que não conseguem sobreviver desse ofício....

O azul dos oceanos como nunca o vimos

Vídeo // Diz David Attenborough que o oceano é “o maior habitat da Terra”. A voz do brit...