ModaLisboa

Rose Palhares: quando a lingerie não é lingerie, mas é um vestido

A angolana Rose Palhares, 31 anos, começou a criar roupas "muito cedo" — aos sete anos já fazia roupa para as suas bonecas. A sua estreia na ModaLisboa chama-se "Kiss from Rose"

Texto de Lusa • 10/03/2016 - 15:06

Distribuir

Imprimir

//

A A

A designer de moda angolana Rose Palhares estreia-se este sábado, na ModaLisboa, com a coleccão "Kiss from Rose". "A colecção, para o próximo Inverno, é toda inspirada na lingerie. Como se a lingerie ganhasse vida e se transformasse em vestidos, crop tops e saias", disse Rose Palhares à Lusa, a propósito da sua estreia na ModaLisboa, inserida na plataforma LAB (dedicada aos novos talentos).

 

Rose Palhares, 31 anos, começou a criar roupas "muito cedo, aos sete anos, mais ou menos". Nessa altura fazia roupa para as bonecas com a ajuda da mãe e de uma tia, porque "não gostava do que as bonecas tinham vestido". Mais tarde, depois de concluir o ensino médio (o equivalente ao ensino secundário em Portugal), rumou ao Brasil, onde se formou em Design de Moda, regressando depois a Luanda.

 

Em 2013 venceu o prémio Criadora do Ano do Moda Luanda, em 2014 foi distinguida com o Melhor Traje Típico da Miss Cultura & Paz Angola, no México, e no ano passado recebeu o prémio Estilista Internacional do ano da Angola Fashion Week (Semana da Moda de Angola).

 

Apesar de não ser a primeira vez que apresenta uma colecção em Portugal, é a primeira que o faz "numa plataforma como a ModaLisboa". "Surgiu a possibilidade de participar, pois conheciam o meu trabalho, não hesitei e aceitei logo", contou. Quando se pede que defina o seu trabalho, sublinha que prima muito "pela valorização do corpo feminino, pelas peças sensuais, pelas cores quentes".

 

"A minha cliente não pode passar despercebida. Ponho a minha personalidade a 100 por cento nas minhas peças, através da escolha do tecido, da atitude das modelos que usam as peças e da música que escolho para as apresentações. Para onde quer que eu vá apresentar o meu trabalho, mostro sempre quem sou e de onde venho", disse.

 

O desfile da colecção de Rose Palhares está marcado para as 17h00 deste sábado no BPI, na Praça do Município. A ModaLisboa arrancou esta quinta-feira com um debate e prossegue com desfiles das coleções para o próximo Outono/Inverno, entre sexta-feira e domingo.

Voltar ao topo

|

Corrige
Eu acho que