Orienta-te Redes Sociais

Quarta, 17 Set 2014 • 09h30

Partilha

No P3 não gostamos de estar sozinhos, por isso estás sempre convidado a ser um de nós. Valorizamos a tua criatividade e a tua opinião. Participa nas redes sociais onde nos encontramos, sugere artigos e não poupes nos comentários. Regista-te no Pquê? e envia conteúdos para a nossa caixa de sugestões, que funciona como uma via verde para a redacção. Quando seguirmos um dos teus conselhos, o trabalho publicado também terá a tua marca. E tens sempre o nosso e-mail para o que der e vier.


Regras de conduta

As regras de publicação de comentários dos leitores do P3 são as mesmas que são empregues pelo publico.pt. Mas insistimos: não será tolerado qualquer tipo de racismo, sexismo, homofobia ou qualquer outra forma de discurso ofensivo. O P3 percebe as diferenças entre uma crítica construtiva e o insulto descarado ou disfarçado a um determinado partido político, a uma raça, a uma religião ou a uma determinada orientação sexual. Não impedimos discussões acesas e entusiasmantes, mas apelamos à elevação do debate e da sua argumentação. Aceitamos a crítica directa a artigos publicados ou a opções editoriais, mas não permitimos comentários depreciativos persistentes aos jornalistas do P3, do PÚBLICO, e dos elementos que integram a nossa rede de colaboradores.


Critérios de publicação

Só publicamos…
... se o conteúdo for ao encontro do nosso público-alvo e dos critérios editoriais do P3. Cabe aos editores a avaliação do material enviado, que deverá obedecer às regras de conduta e às directrizes do Livro de Estilo.
... se o material enviado for totalmente original.
... se o critério da actualidade for respeitado. O prazo de validade de determinados temas esgota-se rapidamente, o que invalida a sua publicação fora de tempo. Isto não significa que não possamos dar relevo a efemérides ou trabalhos intemporais.
... se o conteúdo estiver assinado. Será respeitada a assinatura, abreviatura ou alcunha, mas poderão ser editados ou excluídos quaisquer comentários ou legendas que não tenham relevância para a publicação do trabalho em questão. O autor será sempre o detentor dos direitos e, portanto, tem legitimidade para republicar o seu material em qualquer outro suporte ou meio de comunicação.
... se tivermos a autorização expressa do autor para o uso não-exclusivo do conteúdo. Ao P3 cabe o direito de publicar e republicar sem limitações, nomeadamente na edição em papel no jornal PÚBLICO.
... se pudermos editar o conteúdo. O material seleccionado será utilizado mediante a necessidade da equipa de editores, podendo os mesmos cortar, editar ou reenquadrar de forma a adaptá-lo às exigências gráficas e editoriais do P3. Qualquer trabalho poderá ser retirado do site sem a autorização prévia do seu autor.
... se o envio de material por parte dos leitores não implicar qualquer tipo de pagamento (salvo excepções pré-estabelecidas).
... se quisermos.


As regras da casa


Textos

- Os textos publicados no P3 têm entre 500 e 3000 caracteres.
- Nos artigos informativos, as informações essenciais à história (o quê, quem, quando, onde, como e porquê) devem estar contidas no primeiro parágrafo, também conhecido como lead. O primeiro parágrafo idealmente não ultrapassa os 200 caracteres.
-Também podes enviar-nos as tuas crónicas de viagem ou críticas de livros, discos, filmes, hotéis, exposições, espectáculos, restaurantes etc. Todos os textos têm de ser inéditos e da tua autoria.

AUDIOVISUAL

-Todos os conteúdos audiovisuais enviados para o P3 devem ser inéditos.
- Os vídeos devem ser gravados (sempre que possível) com a qualidade mais alta que a câmara utilizada permitir, podendo posteriormente ser comprimidos. Privilegiamos os vídeos exportados em mp4, formato 16:9 e resolução de 768x432 pixeis.
- O P3 publica ainda as tuas fotografias, ilustrações, sons, infografias e outros trabalhos gráficos ou artísticos. Os ficheiros devem ser enviados com a extensão .jpg, .gif, .wav ou .swf e resolução acima de 72 dpi. Também podes mandar peças de áudio com valor estético ou noticioso.

Regista-te

Preenche os teu dados pessoais para sabermos o que procuras

Espaços são permitidos; pontuação não é permitida excepto para pontos, hífenes e traços inferiores.
Um endereço de email válido. Todos os email deste sistema irão ser enviados para este endereço. O endereço de email não é tornado público e apenas será utilizado se desejares receber uma nova senha ou se desejares receber determinadas notícias ou notificações por email.
Introduz uma senha para a nova conta em ambos os campos
Informação
Assinalar no caso de não autorizar a comunicação e utilização dos dados fornecidos para actividades de informação, marketing e telemarketing da Prestadora e de sociedades directa ou indirectamente participadas pela Sonae, SGPS, S.A.
Assinalar no caso de não autorizar a comunicação e utilização dos dados fornecidos para actividades de investigação científica, destinadas a publicações ou não, em jornalismo online, análise de audiências, utilização de novos media, marketing, etnografia virtual, sociologia e outras áreas de estudo académico da Universidade do Porto e do INESC Porto - Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto
Image CAPTCHA
Escreve as letras que aparecem na imagem.

Os campos assinalados são de preenchimento obrigatório