Feira

BUM: o mercado vintage de Braga

Peças de roupa e vinis são dos produtos mais procurados pelos jovens que visitam o Braga Urban Market todos os segundos sábados de cada mês, no centro da cidade

Texto de Ana Melro created; ?> •


O Braga Urban Market (BUM) é um mercado de compra, troca e venda de artigos em segunda mão, à base de vestuário, bijutaria, vinis e outros produtos vintage, que acontece no segundo sábado de cada mês, no centro de Braga.

 

A acompanhar a feira, vai ser montado o Palco Factory - Deita cá para fora!, onde qualquer músico ou performer pode exibir o próprio espectáculo de forma livre e gratuita.

 

"Há muitos artistas que se queixam que não têm lugar ou que não são contratados”, sublinha a organizadora do evento, Tânia Gomes, ao explicar que a ideia é dinamizar a feira com actividades culturais e, ao mesmo tempo, disponibilizar um espaço que seja ocupado por bandas emergentes ou grupos de teatro e de dança que queiram divulgar o seu trabalho.

 

O palco conta com o apoio do Factory Business Center& Cowork e possui algum equipamento à disposição. Já as inscrições para o aluguer de bancas têm um custo de 7,5 euros por comerciante e devem ser feitas com antecedência, havendo limite de entre 50 a 60 participantes.

 

Tudo começou no Ponte Party People

O projecto partiu da ideia de duas jovens bracarenses, Tânia Gomes, estudante de Enfermagem, na Universidade do Minho, e Júlia Vilaça, recém-licenciada em Gestão de Empresas, como uma necessidade de dinamizar actividades dirigidas aos jovens, na cidade de Braga.

 

Com o apoio da Capital Europeia da Juventude 2012 (CEJ), em Setembro de 2012, foi apresentado um mercado-piloto que integrou o festival de música Ponte Party People, tendo resultado na aprovação e “adesão por parte das pessoas que foram ver e das pessoas que queriam comprar", refere a estudante.

 

Ainda no mesmo ano, foi realizada uma segunda edição do BUM, mas só, a partir de Março de 2013, a feira passou a ter uma periodicidade mensal e com o apoio da Câmara Municipal de Braga.

 

A próxima edição do BUM é no dia 13 de Abril, entre as 10h00 e as 18h00, no Largo Carlos Amarante ou, dependendo das condições meteorológicas, nos Claustros da Rua do Castelo, em Braga.