Concurso

A Chili Com Carne tem 500 euros para a tua antologia de BD

Quinta edição do concurso da associação e editora Chili Com Carne já tem as candidaturas abertas. A tua obra pode valer 500 euros

Texto de P3 created; ?> •


Chama-se “Toma lá 500 paus” é o concurso mais conhecido da Chili Com Carne (CCC), associação e editora que há cinco anos lança o desafio aos seus associados.

 

Para “matar a modorra na cena portuguesa”, a Chili Com Carne está à procura de um novo livro de banda desenhada. Ditam as regras que os trabalhos apresentados a concurso não têm limite de páginas e de formato, mas devem ser elegíveis para integrar colecções já existentes. A saber: Colecção CCC, LowCCCost, Mercantologia e THISCOvery CCCHannel.

 

No blogue da associação está explicado que trabalhos a preto e branco são ideais, “mas a cor não está totalmente afastada”. As antologias de BD submetidas a concurso podem ter vários autores. Todas as regras estão elencadas aqui. Podem candidatar-se sócios da CCC — desde que com as quotas em dia, frisam — e o vencedor será decidido por uma parte da actual direccção da associação: Ana Biscaia, Isabel Carvalho, Marcos Farrajota, Sofia Neto e Tiago Baptista.

 

Até 4 de Fevereiro de 2018 podes enviar a tua antologia; dez dias depois, a 14 de Fevereiro, o vencedor é anunciado.

 

“O melhor conselho para vencerem este concurso é este: reúnam malta para uma jantarada, discutam ideias e a melhor surgirá quando lavarem os pratos”, dizem os organizadores. “Será a mais preciosa e extravagante, de certeza! Assustem-nos!”

 

O concurso, com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude, já foi responsável pela publicação de livros como O Cuidado dos Pássaros, de Francisco Sousa Lobo, e Acedia, de André Coelho. Ainda para 2017 está prevista a edição do livro de José Smith Vargas (vencedor de 2014); 2018 será o ano da publicação da obra de Tiago Baptista (o último vencedor).