Tecnologia

Precisas de enviar uma encomenda? Usa a YouShip

Aplicação de transporte de encomendas vai estar presente na Web Summit para realizar potenciar parcerias em Portugal e no estrangeiro

Texto de Lusa created; ?> •


Uma empresa de Coimbra criou a plataforma YouShip, uma aplicação em que qualquer pessoa pode enviar uma encomenda — sabendo na hora o preço e o transportador — e irá estar presente na Web Summit procurando parcerias.

 

"O nosso objectivo de participação [na Web Summit, a maior conferência mundial de tecnologia, que se realiza em Lisboa] não é tanto encontrar já investimento, mas sobretudo fazer contactos para realizar potenciais parcerias, não só em Portugal como no estrangeiro. O objectivo não é vender esta plataforma, mas sim de a explorar, de surgir alguma proposta de investimento teremos de analisar", disse à agência Lusa Leonel Simão, fundador da YouShip.

 

A empresa, que ocupa um espaço de trabalho colaborativo (coworking) no Instituto Pedro Nunes (IPN), em Coimbra, foi fundada há cerca de dois anos e tem em curso um projecto piloto, para já apenas a funcionar em Portugal. Possui cerca de 2.500 utilizadores registados e 60 transportadores, tendo efectuado, até agora, 500 serviços de transporte de mercadorias.

 

Leonel Simão admite que o conceito de ligar as necessidades de qualquer pessoa que precisa de transportar uma mercadoria a transportadores de confiança não é inédito — desde 2003, nos EUA, existe a Uship, uma plataforma online que promove a concorrência de tarifas entre transportadores profissionais, escolhendo o utilizador o melhor preço e quem lhe presta o serviço — mas a portuguesa YouShip ( ronuncia-se da mesma maneira que a empresa norte-americana) assume-se diferenciadora, já que aposta apenas numa aplicação para dispositivos móveis, em que o preço é definido na hora e o serviço contratado "imediatamente", a exemplo do que sucede com a Uber, no transporte de passageiros.

 

"Este conceito pretende ligar utilizadores que têm necessidade de fazer o envio de uma encomenda com os transportadores que se disponibilizam para realizar o transporte", explicou Leonel Simão, 40 anos, que possui formação base em informática e complementar em gestão. O fundador da Youship diz ainda que o transporte de encomendas através da plataforma não é exclusivo de empresas licenciadas, podendo ser feito por transportadores "em nome individual", colectados junto da Autoridade Tributária para o efeito.

 

"Qualquer pessoa pode ser [transportador] desde que tenha alguns requisitos básicos. Temos de validar toda a informação dessa pessoa e também que ela possa passar recibos ou facturas", frisou. Actualmente, a YouShip é formada por três pessoas e dois estagiários, reunidos no IPN em redor de duas secretárias. A partir de 2018 a empresa quer crescer, expandir o conceito fronteiras e contratar mais três colaboradores, para vendas e 'marketing', adiantou Leonel Simão.