Estudo

“Millennials”: uma geração optimista, curiosa e tolerante?

Estudo quis conhecer melhor esta geração e auscultou jovens de cinco países da OCDE. Jovens portugueses são a favor da eutanásia e defendem que os homossexuais devem ter um tratamento de igualdade em todos os Direitos da Família

Texto de Lusa created; ?> •


Mais de 80% dos portugueses entre os 18 e os 34 anos são a favor da eutanásia e querem que os homossexuais tenham tratamento igual nos direitos de família, revela um estudo sobre a Geração Millennium.

 

A forma de agir e pensar destes jovens adultos portugueses é muito semelhante à dos espanhóis, franceses, ingleses e norte-americanos, segundo o estudo All About Geração Millennium, realizado pela CH Consulting, que integra o Projecto Empreender 2020 - Regresso de uma Geração Preparada (Jovens Emigrantes Qualificados), da Associação Empresarial Portuguesa.

 

"Apontada como uma geração mentalmente aberta, curiosa e tolerante", os investigadores quiseram conhecer melhor os millennials, tendo para isso comparado as atitudes e opiniões desta geração em cinco países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e inquirido cinco mil pessoas entre Janeiro e Março deste ano. Mais de 80% estão de acordo com a regulamentação da eutanásia: em Portugal são 87,5% e em França este é um tema que consegue quase a unanimidade (98,5%). A grande maioria dos millennials portugueses defende que os homossexuais devem ter um tratamento de igualdade em todos os Direitos de Família (82,4%) e que a Interrupção Voluntária da Gravidez deve manter-se como uma opção legal (84,3%), mostra o estudo.

 

Sobre o estilo de vida, os portugueses costumam experimentar restaurantes de cozinha do mundo (45,1%) e consideram-se financeiramente independentes (59,6%), sendo que nove em cada dez dizem fazer poupanças. A maioria vive com familiares ou amigos e um em cada quatro não tenciona sair de casa dos pais nos próximos cinco anos, período em que acreditam que os seus rendimentos aumentem de forma significativa (83,4%). Os portugueses continuam a ser os que mais querem comprar casa, mas, comparando com as gerações anteriores, este deixou de ser um projecto de vida: apenas quatro em cada dez têm esse plano.

 

Esta geração distingue-se também das restantes por estar mais aberta a comprar produtos em segunda mão: os portugueses ainda são os menos receptivos, mas, mesmo assim, 71,1% preferem um produto usado em bom estado a um novo. Quase metade assume que os amigos exercem influência no momento de fazer compras e 80% fazem-no online. Comprar um produto de luxo ou alta-costura começa também a ser normal: entre os europeus inquiridos, os portugueses são os que mais o fazem (23%).

 

Esta geração optimista acredita que irá alcançar maior sucesso profissional do que os pais (79% dos portugueses) e que irá viver mais anos do que os seus progenitores (71,6%). Conhecidos por serem os que têm mais formação académica de sempre, a maioria diz gostar do seu trabalho (em Portugal são 62,8%), mas apenas um em cada três conseguiu realizar um estágio remunerado. A maioria dos inquiridos gasta entre uma a três horas por dia a navegar na Internet (em Portugal são 46,9%) com excepção dos norte-americanos onde um em cada quatro jovens adultos está mais de cinco horas ligado (26,5%). Os millennials, também conhecidos como Geração Y, representam 25% das pessoas em todo o mundo e, em Portugal, são cerca de dois milhões (19,2% da população).