Marvila

Está aí o Lisbon Beer District — e tem uma Oktober Festa

Fábricas da MUSA, Dois Corvos e Lince, em Marvila, juntaram-se no Lisbon Beer District. Dia 14 de Outubro há a primeira Oktober Festa

Texto de Lusa created; ?> •


Três fábricas de cervejas artesanais juntaram-se no Lisbon Beer District e promovem no dia 14 de Outubro a Oktober Festa, com o objectivo de rejuvenescer uma zona de Marvila e aprofundar as relações entre os lisboetas e aquela bebida.

 

Esta iniciativa é desenvolvida por três marcas da indústria cervejeira — MUSA, Dois Corvos e Lince — que se situam no mesmo quarteirão em Marvila Velha, a uma "distância máxima de 100 metros" entre elas, anunciou o responsável do projecto pela marca MUSA, Bruno Carrilho.

 

Em declarações à Lusa, Bruno referiu que "em Portugal é a primeira vez que existe uma associação geográfica de cervejeiras que pretende apresentar-se ao mundo de uma forma conjunta". Neste primeiro evento vão ser lançadas três cervejas feitas em colaboração pelas três marcas envolvidas; cada bebida será desenvolvida em cada uma das fábricas.

 

De acordo com a responsável pela marca Dois Corvos, Susana Cascais, as cervejas — que são todas artesanais — são de "inspiração alemã", tal como este evento, que é inspirado no Oktoberfest, o festival de cerveja em Munique. Este projecto visa recriar um ambiente como o London Beer Mile, que conta com um conjunto de cervejeiras no espaço de uma milha.

 

As fábricas das três marcas de cerveja envolvidas vão estar abertas durante a Oktober Festa e poderão ser visitadas naquele dia. Segundo o responsável pela marca Lince, António Carriço, as galerias de arte e alguns restaurantes situados na mesma zona também estarão abertos. Um dos objectivos desta iniciativa é criar "uma vila unida" com um dia de portas abertas para as fábricas, com concertos, visitas guiadas, street food e cervejas colaborativas especiais, reforçou o responsável. "Integrar a comunidade em volta, os restaurantes, os bares, as galerias" é uma das expectativas de Susana Cascais, que reforça o objectivo de "aprofundar as relações entre os lisboetas e a cerveja artesanal".

 

Esta é uma indústria que agora se une no Lisbon Beer District, um projecto resultante da congregação das três empresas cervejeiras, espaço para o diálogo entre os diferentes actores do sector e motor de criação para sinergias entre as cervejeiras e a comunidade local. A ideia é realizar eventos trimestrais, facto que ocorrerá se houver adesão por parte dos visitantes a este primeiro evento. Os responsáveis querem convidar os cidadãos a conhecer estas zonas e promover Marvila Velha para se tornar num roteiro de fim-de-semana. A Oktober Festa realiza-se no dia 14 deste mês, entre as 12h00 e o fim da noite.