Moda

Wonder Laces, uma sapatilha pode ter várias vidas

E se para modificar sapatilhas só precisássemos de uma mola? Franjas, palas ou pompons são algumas das aplicações possíveis

Texto de Pedro Castro Esteves created; ?> •


Há poucos meses surgiu no Instagram uma onda de fotografias aos próprios pés. Cedo se tornou moda. Chama-se selfeet e ainda nestá viva, embora vá perdendo gás, como qualquer outra moda. Pela mesma altura, no Porto, Madalena Garcez pensava em criar uma marca para personalizar sapatilhas. O negócio foi lançado na mesma altura, mas “tudo não passou de uma feliz coincidência”, conta Madalena. A verdade é que a marca conquistou um mercado ainda com pouca concorrência e se no Instagram as modas são passageiras, o negócio de Madalena parece ir ganhando seguidores.

 

Tal como a tendência no Instagram, o negócio é feito exclusivamente online. A Wonder Laces é, na opinião de Madalena Garcez, um produto singular em Portugal. “A empresa não se dedica só aos atacadores. Temos vários acessórios que dão às sapatilhas uma nova vida”, conta a mentora do projecto, que sempre se interessou pela área da moda. 

 

Mas o que pode ser acrescentado ao calçado para além de atacadores? Franjas, palas ou pompons são algumas das aplicações possíveis. As aplicações trazem molas, para que a personalização seja fácil e a sapatilha pareça diferente de dia para dia. É esta a principal vantagem do produto na opinião da criadora: “É uma coisa tão simples, porque a pessoa pode retirar e pôr a mola as vezes que quiser, com os acessórios que quiser, mas torna a pessoa diferente.”

 

Para já só podemos encontrar os “Wonder Laces” na internet, mas tal como as sapatilhas, isso também é passível de se alterar. Madalena está a tentar colocar o que tem sido um sucesso na Internet, em algumas lojas específicas. Até porque os acessórios são procurados para que quem os compra não ande sempre a correr atrás de sapatilhas e calçado. Para Madalena Garcez, a Wonder Laces permite “uma forma criativa, prática e económica” de dar uma nova vida ao calçado. Os produtos mais vendidos do site, que incluem brilhantes, bordados ou atacadores custam entre três e os nove euros.

 

Afirmando que a marca nasce “do Porto para o país”, a chegada a pontos de venda tem a premissa de levar os Wonder Laces a todo o território nacional.