Gastronomia

Restaurante sírio em Portugal desperta atenção da AL-Jazira

Emissora televisiva do Qatar viajou até Portugal para conhecer o primeiro restaurante sírio, que visa integrar as mulheres e jovens refugiadas na comunidade através da gastronomia

Texto de PÚBLICO created; ?> •


Mezze é o nome do primeiro restaurante sírio em Lisboa, que partiu da iniciativa de um grupo de empresários portugueses. O projecto é de tal maneira inovador que a emissora televisiva Al-Jazira veio a Portugal para ficar a conhecer um pouco mais sobre este restaurante.

 

O restaurante de cozinha do Médio Oriente é apoiado pelo Projecto Pão a Pão, sobre o qual o P3 escreveu, em que o mote é ajudar as mulheres sírias refugiadas a serem integradas no país.

 

É através da gastronomia que este projecto pretende incluir os refugiados que chegam a Portugal e tenham dificuldades em encontrar trabalho. Foi isto que aconteceu com Fatima, chef deste novo restaurante, que em 2012, quando deixou o seu país, teve dificuldades em encontrar trabalho em Portugal. Contudo, foi o restaurante Mezze que lhe forneceu as ferramentas para que tivesse sucesso.

 

A chef síria confidenciou à Al-Jazira que é através da cozinha que consegue comunicar com o povo português.

 

O restaurante Mezze vai funcionar no Mercado de Arroios, onde para além de poder provar o célebre húmus (uma pasta de grão de bico) ou moussaka (um prato à base de beringela e pão sírio) pode também aprender um pouco da sua gastronomia, dança e música tradicional através de diversos workshops.