Fotografia

Ilusões ópticas promovem adopção de animais

Sombras, luzes e alguma edição. O objectivo é promover a adopção de animais domésticos na Índia

Texto de Ana Rita Carvalho created; ?> •


O fotógrafo Amol Jadhav e o director artístico Pranav Bhide criaram uma campanha para a World For All Animal Care and Adoptions, na Índia, com o intuito de promover a adopção de animais. Através do criativo e original uso de luzes e sombras, todas as imagens têm como componente a ilusão óptica.

 

À primeira vista, parecem meras fotografias de teor carinhoso e familiar. Mas, se as olharmos de uma outra perspectiva, percebemos que as fotografias ultrapassam o óbvio e assumem outras proporções, como um género de “dois em um” fotográfico. O slogan da campanha completa a mensagem que a dupla pretende transmitir: “Existe sempre espaço para mais. Adopte.” (“There’s always room for more. Adopt.”)

 

Através do uso de luzes fortes e alguma edição, silhuetas de um gato, um cão ou um coelho são perceptíveis nos espaços negativos das fotografias. A ideia resultou de forma brilhante – comparativamente ao ano passado, as adopções de animais domésticos aumentou 150%, cerca de 42 adopções.