Orienta-te Redes Sociais
Ter uma boa qualidade de vida é um dos requisitos para quem trabalha na muchBeta

Ter uma boa qualidade de vida é um dos requisitos para quem trabalha na muchBetaDR

Benefícios do SaaS

Redução dos custos operacionais da empresa

Facilidade e rapidez de implementação

Acesso imediato e remoto ao software

Rapidez na correcção de erros do produto

Internet

Os "geeks" de "Afurada Valley"

Na Afurada mora um grupo de aficionados pela tecnologia que quer transformar aquela zona num “ninho” de Internet

Texto de Daniel Cerejo • 07/10/2011 - 10:03

Distribuir

Imprimir

//

A A

A Afurada, freguesia piscatória de Vila Nova de Gaia, está agora muito melhor. Pode-se até dizer que está “muchBeta”. Esse é o nome de uma das empresas instaladas em S. Pedro da Afurada, que desenvolve ali o seu negócio. Mas não é só ali. Também o faz onde o seu santo padroeiro costuma operar: nas nuvens.

 

É no “cloud computing” que está o principal empreendimento da muchBeta, ou seja, os seus serviços são disponibilizados a partir da Internet (a nuvem). O negócio central da empresa reside no “Software as a Service” (SaaS, ou seja, o "software" como serviço): produção de software ou aplicações para a web, que determinados clientes, consoante as suas necessidades, encomendam e usam através do pagamento de uma mensalidade.

 

Para que este tipo de negócio seja viável, é provável que apenas possa ser levado a cabo por verdadeiros geeks, de onde se destacam João Martins, CEO da muchBeta, e Luís Vaz, director-criativo.

 

O Bono da Afurada

Depreende-se, então, que toda a equipa desta “startup company” seja composta por pessoas que já trabalhavam para a web. Na verdade, a maioria tem formação em engenharia, mas João Martins “choca” ao dizer que vem de Direito. “O Bono também não cantava”, argumenta.

 

O CEO refere que, na muchBeta, “geek é um termo muito aberto”: “Queríamos que aparecessem pessoas das mais diferentes áreas, não só programadores e designers, mas também gente da comunicação, da economia, a pensar novos modelos de negócios”.

 

Talvez por causa disso, foi aberta uma nova extensão da muchBeta, menos profissionalizada, mas mais imaginativa e livre das exigências dos clientes, onde se trabalha em "cowork" com vista à realização de projectos para a web: o Geeks Lab.

 

No fundo, o objectivo final deste grupo de pessoas que trabalha nas “nuvens” lá dos lados da Afurada é fazer daquela zona uma espécie de Silicon Valley portuguesa, onde empresas relacionadas com Internet e tecnologia estejam reunidas. Uma tal de “Afurada Valley”.

 

Notícia actualizada em 2/11/11

Eu acho que
P3 now speaks English. See our galleries

Audio

Laura quer que as pessoas entrem no atelier dos artistas "com um clique"

Fotografia

Disciplina. Atenção. Aperfeiçoamento. Amor. Expressão. Até tocar nas estrelas. São todas estas "aspirações humanas" que o australiano Niv Novak encontra no...

Vive-se com VIH. O que mata é o...

Saúde // Ter VIH já não é uma sentença fatal, mas o preconceito continua à espreita. E...