Orienta-te Redes Sociais

Adriano Miranda

1.ª Avenida

Exposição

Música à janela inaugura espaço cultural no Edifício AXA

São sete andares, com um total de cerca de 4.500 metros quadrados e mais de 50 salas. 1ª Avenida abre esta sexta-feira

Texto de Lusa • 16/04/2013 - 16:30

Distribuir

Imprimir

//

A A

Um concerto pela Banda Sinfónica Portuguesa nas janelas e “pequenas apresentações performativas espontâneas” vão marcar, nesta sexta-feira, a inauguração do Edifício AXA, espaço dedicado ao projecto cultural “1.ª Avenida - Dinamização Económica e Social da Baixa do Porto”.

 

Os sete andares, com um total de cerca de 4.500 metros quadrados e mais de 50 salas, que eram ocupados pelos serviços de uma companhia de seguros, na Avenida dos Aliados, no Porto, vão agora acolher várias iniciativas culturais. Nesta sexta-feira, o programa de actividades começa com um concerto da Banda Sinfónica Portuguesa nas janelas do edifício, uma sessão de acolhimento, uma exposição programada pela Fundação de Serralves e a apresentação de projectos artísticos de criadores emergentes.

 

Durante o mês de Abril, as quartas-feiras vão ser reservadas a concertos da Porta-Jazz, associação de músicos de Jazz do Porto, com a iniciativa “Quartas Aumentadas”, e as noites de sábado vão terminar com disco-jockeys. Aos domingos, a programação adapta-se às famílias com o atelier Pais e Filhos, dirigido pelo serviço educativo da companhia Balleteatro, e concertos pela Banda Sinfónica Portuguesa.

 

O dia 25 de Abril também vai merecer uma programação especial, ainda por detalhar. Nos meses de Maio e Junho, vão decorrer as conferências do Clube Literário do Porto, as projecções da Shortcut’s, e um ciclo de cinema sobre o Porto. A “Convocatória Aberta à Criação no e do Porto” recebe candidaturas de projectos artísticos nas áreas da fotografia, ilustração, pintura, dança, teatro ou vídeo, de Abril a Outubro.

 

Montra de criatividade

O projecto “1ª Avenida - Dinamização Económica e Social da Baixa do Porto”, promovido pela Câmara Municipal do Porto, vai contar com uma oferta generalista no seu primeiro piso, com espaços para concertos, oficinas, debates, conferências, um bar e uma livraria, sendo os restantes andares de caráter mais institucional.

 

A Fundação de Serralves, a Academia Contemporânea do Espetáculo, a companhia Balleteatro, a Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e os festivais Porta-Jazz e Shortcut terão áreas reservadas para a apresentação de espectáculos e exposições temporárias, estúdios equipados e salas de ensaios. O sexto e sétimo pisos vão ser residências artísticas itinerantes, que darão a conhecer o trabalho de jovens criadores.

 

O novo equipamento cultural resulta de um investimento “superior a um milhão de euros”, segundo o vice-presidente da Câmara, Vladimiro Feliz, tendo a autarquia contribuído com 20% do orçamento total e sendo os restantes 80% financiados pelos fundos europeus do Programa Operacional Temático Valorização do Território e “alavancados por investimentos de parceiros privados”. Para o vice-presidente da câmara, a “grande mais-valia” destes novos sete andares de cultura prende-se com “o palco privilegiado - a montra - para aquilo que se faz em termos de cultura, animação e criatividade”, no que considera “a sala de visitas da cidade, que são os Aliados”. O Edifício AXA é um projecto da autoria do arquiteto Júlio Brito e foi inaugurado em 1946.

Eu acho que

Pub

Ilustração P3

Redes sociais

Mário Tarouca

Sem Facebook, sem Instagram, sem Linkedin. “Adiós! See yaaa! Adeus!”: Mário Tarouca despediu-se dos “amigos” das redes sociais para viver um mês sem a pressão...

Ser mãe é a melhor coisa do mundo?...

Ilustração // Ser mãe é a melhor coisa do mundo. Ser mãe nem sempre é a melhor coisa do mundo...