O piano está a tocar o que ele está a dançar

autoria P3

// data 02/02/2018 - 15:22

// 6166 leituras

O piano que aparece neste vídeo não está a tocar sozinho. E também não se trata de um truque de ilusionismo com um pianista fantasma. O instrumento musical está a a ser “tocado” por Kaiji Moriyama, o bailarino japonês que, ao mesmo tempo, está a dançar, longe dele. Como é que é possível? Devido ao sistema de inteligência artificial que a Yamaha apresentou a 22 de Novembro último, em Tóquio, no Japão.

 

No palco, Moriyama, acompanhado pelo Ensemble Scharoun da Orquestra Filarmónica de Berlim, é bailarino e pianista. Através de quatro sensores, colocados nas costas, nos pés e nas mãos, o sistema de inteligência artificial, que continua em desenvolvimento, consegue identificar os movimentos do bailarino em tempo real e traduzi-los em informação. Depois, o sistema de inteligência artificial cria a música a partir de uma base de dados de código MIDI, enviada para o piano Disklavier da Yamaha, que a traduz para som.

 

A empresa acredita que a performance representa “o progresso na procura de novas formas de expressão artística” — “muito necessário nas artes”. “Encontrei muito potencial para a música através deste desafio”, diz Isao Matsushita, um dos compositores envolvidos no projecto. “Continuaremos a desenvolver a tecnologia que irá ligar as pessoas de forma mais directa aos instrumentos musicais.” “Não digo que não existam alguns problemas”, diz Moriyama no final do vídeo. “Mas estou muito contente por finalmente me ter tornado num pianista”.

Eu acho que