Orienta-te Redes Sociais
Luísa Teixeira da Mota, licenciada em Direito e blogger

Luísa Teixeira da Mota, licenciada em Direito e blogger

"All Inside", Bondax

"American Daydream", Electric Guest

josefe aka hipnosapo/Flickr

Crónica

De viagem, com música

Decidi criar uma "playlist" para o autocarro. O iPod está pronto para me oferecer o que quero ouvir: uma banda sonora que torne um caminho de curvas, travagens e solavancos numa viagem musical

Texto de Luísa Teixeira da Mota • 30/03/2012 - 20:19

Distribuir

Imprimir

//

A A

O autocarro está praticamente cheio, mas consigo encontrar um lugar ao fundo. Ouvem-se poucas conversas e a maior parte dos passageiros olha pela janela sem focar nenhum ponto específico. Olho para as pessoas ao meu lado e imagino o que estarão a pensar. Ao mesmo tempo, pergunto-me como é possível alguém estar num autocarro sem "headphones".

 

Mais uma vez, decidi criar uma "playlist" para o momento. São dez músicas, dez bandas diferentes, dez viagens que vou fazer naquela viagem. O iPod está pronto para me oferecer o que quero ouvir: uma banda sonora que torne um caminho de curvas, travagens e solavancos numa viagem musical.

 

Carrego no "play": "All Inside" dos Bondax. Directamente do Reino Unido até aos meus ouvidos, uma dupla de DJs e produtores de 17 e 18 anos com um electrónico intimista que combina bem com o texto que o rapaz ao meu lado vai a ler — "Jovens Empreendedores — Dicas Profissionais". Sem dúvida que George e Adam, os adolescentes de um liceu de Lancaster que se estão a lançar no mundo da música, podem ser considerados jovens empreendedores. O seu produto tem-se espalhado pela Internet e as críticas não podiam ser melhores. Para mim, o som é perfeito para me fazer flutuar durante quatro minutos — e entretanto passaram duas paragens.

 

O motorista olha pelo espelho para ver quem sai e quem entra no seu território e dos meus "headphones "ouve-se "toda a gente sabe que os homens são brutos". A voz é de Miguel Araújo e a música chama-se "Os maridos das outras". Um estilo totalmente diferente da primeira faixa da minha "playlist". Mas afinal esse é que é o encanto de criar uma lista de músicas — poder ouvir um electrónico "chill out" e logo a seguir uma voz bem portuguesa cantar uma ode aos maridos das outras mulheres.

 

A viagem está a passar rápido e, embora o autocarro vá a caminho do centro de Lisboa, os meus ouvidos estão em Londres com os Django Django. Os rapazes são de Edimburgo mas vivem actualmente na capital britânica e foram-me apresentados pelo Ipsílon, pela escrita do Vítor Belanciano. Muito bom este ritmo pop com um toque, em algumas músicas, de Beach Boys e um cheirinho a anos 80.

 

A música está a acabar e o autocarro parece querer acompanhar o ritmo da banda: há uma travagem brusca — altura em que os passageiros que vão em pé se desequilibram e o motorista se irrita com o condutor à sua frente. Para mim aquela imagem acaba por ser o videoclip da música "American Daydream" dos Electric Guest que entretanto começou a tocar: "We keep going/ Don't stop running/ They keep selling/ We don't want it".

 

Os Electric Guest são de L.A. e já há muitos que apontam a banda como "the next big thing". O primeiro álbum deverá sair no final de Abril e até agora todas as músicas que ouvi são dignas de playlists.

 

Carrego no botão encarnado do STOP. A minha viagem chegou ao fim. As outras seis músicas ficam para o caminho de regresso. Todas as outras músicas de que gosto oiço-as aqui.

Eu acho que

Pub

Videoclipe.pt

Audio

Laura quer que as pessoas entrem no atelier dos artistas "com um clique"

Ensino

Projecto internacional Sachi2, coordenado em Portugal pelo Porto4Ageing, da Universidade do Porto, está a testar o impacto de projectos de educação...

Vive-se com VIH. O que mata é o...

Saúde // Ter VIH já não é uma sentença fatal, mas o preconceito continua à espreita. E...