Festival

Da Chick, Surma e Holly: Portugal está no South by Southwest

Da Chick, Surma e Holly vão actuar no festival americano South by Southwest, que começa esta sexta-feira, 9 de Março, em Austin

Texto de P3/Lusa • 09/03/2018 - 12:38

Distribuir

Imprimir

//

A A

As cantoras portuguesas Da Chick e Débora Umbelino (Surma) e o DJ e produtor português Holly actuam na edição deste ano do festival South by Southwest (SXSW), que começa esta sexta-feira, 9 de Março, em Austin, nos Estados Unidos.

 

Da Chick (Teresa e Sousa) e Débora Umbelino, com o projecto Surma, actuam no dia 17, e Holly um dia antes, de acordo com informação disponibilizada no site do festival dedicado ao mercado da música, cinema e tecnologias digitais. O SXSW, que teve a primeira edição em 1987, é um festival anual que ocupa a cidade de Austin, no estado norte-americano do Texas, com conferências, debates, cinema, apresentações de novas empresas e dezenas de concertos em simultâneo, para uma audiência que integra figuras chave da indústria criativa, promotores, editores e agentes.

 

Da Chick editou em 2015 o álbum de estreia Chick to Chick, no qual se apresenta no universo do funk, disco e soul. Em Junho do ano passado editou o EP Call Me Foxy. Já Débora Umbelino editou, em Outubro, o trabalho de estreia do projecto musical Surma, que leva quem o ouve a ambientes frios, como montanhas ou cidades nórdicas, contou à agência Lusa a propósito da edição de Antwerpen, editado pela Omnichord Rechords. É o único álbum português na lista de 22 nomeados para o prémio disco do ano europeu, atribuído pela IMPALA - Associação de Empresas de Música Independente, e será editado a 16 de Março na Alemanha, Áustria e Suíça.

 

Holly (Miguel Oliveira), DJ e produtor das Caldas da Rainha, tem sido bem-sucedido fora de Portugal com actuações um pouco por todo o mundo. Em Setembro do ano passado, foi um dos vencedores dos Goldie Awards, prémios criados pelo DJ e produtor canadiano A-Track.

 

Nos anos mais recentes, Portugal tem marcado presença no SXSW, com a participação individual de alguns artistas, em busca de uma rede de contactos para concertos e distribuição discográfica internacional, como David Fonseca, Holy Nothing, You Can't Win Charlie Brown, Legendary Tigerman ou Rita Redshoes. Em 2016, já esteve presente no festival a plataforma online Why Portugal, criada como uma montra do que se faz na música nacional e que funciona como facilitadora de contactos fora de portas. A edição deste ano do SXSW decorre até 18 de Março.

Voltar ao topo

|

Corrige
Eu acho que