A música é importante para ti? Esta animação explica porquê

autoria Miguel Dantas

// data 24/01/2018 - 16:40

// 5033 leituras

A música é importante para (quase) todos. Tem a capacidade de encher um país de orgulho — como foi o caso da vitória de Salvador Sobral na Eurovisão — e consegue motivar-nos nas situações mais difíceis da nossa vida. Neste vídeo, que integra a competição internacional do festival IndieJúnior Allianz na categoria de curta-metragem para maiores de 16 anos, é feita uma divertida reflexão sobre a importância da música na vida dos adolescentes.

 

Quando Hugo Santos, realizador de 19 anos residente em Vila Nova de Gaia, decidiu fazer este filme, “a música assumia uma grande importância” na sua vida. Por isso, decidiu homenageá-la no projecto final do curso na Escola Artística Soares dos Reis. Desde que um colega, no 7.º ano, lhe mostrou um programa simples e didáctico que o jovem se interessa pela animação multimédia. Tanto que actualmente está a frequentar o 1.º ano de licenciatura de Design e Animação Multimédia em Portalegre.

 

O seu filme, O Impacto da Música na Juventude, feito durante o ano de 2016, está inteiramente em inglês. “Se fosse agora, fazia em português”, admite Hugo, acrescentando que a inclinação para o inglês surgiu porque tinha um amigo que “sabia imitar sotaques” e por querer experimentar um “programa de legendagem” que nunca teve oportunidade de utilizar, até produzir este filme.

 

Esta curta-metragem é o “primeiro e único” projecto de Hugo, nas palavras do jovem. Já participou no IndieLisboa, na secção IndieJúnior, no Fest em Espinho e agora chega ao IndieJúnior Allianz, na cidade do Porto. A razão que o levou a concorrer a este festival foi, acima de tudo, os contactos estabelecidos nas outras competições. A proximidade do concurso da sua residência também ajudou. Para o jovem, o resultado pouco importa. “Apenas quero a experiência de passar o filme no festival e conhecer outros realizadores”, diz Hugo. A concorrência é de peso: na mesma secção está O Espaço Que Resta, de Max Porter e Ru Kuwahata, nomeado para os Óscares na categoria de melhor curta de animação. 

 

O IndieJúnior Allianz — 2.º Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil do Porto realiza-se de 30 de Janeiro a 4 de Fevereiro e terá sessões de exibição na Biblioteca Municipal Almeida Garett, no Teatro Tivoli e no Cinema Trindade. 

Eu acho que