Concurso

Orquestra especializada em bandas sonoras vence PNIC 2014

A Weso, projecto do jovem André Miranda, venceu os 25 mil euros do Prémio Nacional das Indústrias Criativas. Edição 2014 teve 285 candidaturas

Texto de P3 • 15/10/2014 - 20:35

Distribuir

Imprimir

//

A A

Uma orquestra especializada na criação de bandas sonoras para a indústria cinematográfica internacional venceu a 6.ª edição do Prémio Nacional das Indústrias Criativas (PNIC). André Miranda, o jovem criador da Western European Symphony Orchestra (Weso), recebeu assim 25 mil euros para investir e desenvolver o projecto.

 

Weso já produziu músicas para um filme protagonizado por Ben Stiller, a estrear em 2015, e os portugueses Rodrigo Leão e Samuel Úria constam, também, da lista de colaborações. Em comunicado, a organização do PNIC destaca a capacidade com que a Weso “alia o potencial artístico dos músicos portugueses com uma estrutura de custos competitiva, num negócio direcionado para as áreas de entretenimento e dos media”.

 

Além de Hollywood, esta orquestra chega também a conteúdos para publicidade, eventos ou videojogos. “Elevado conhecimento do meio e prestação musical de excelente qualidade e com custos reduzidos para o cliente” são os argumentos com que André Miranda responde aos desafios do mercado.

 

O PNIC foi entregue esta quarta-feira, 15 de Outubro, numa cerimónia que teve lugar no Mercado Municipal de Matosinhos. A concurso estiveram 285 projectos, dos quais 10 se destacaram como finalistas. A Beesweet venceu a categoria “Turismo e Património”, a Calligraphy Practice destacou-se em “Conteúdos e Novos Média” e as Casas em Movimento em “Arquitectura e Artes Visuais”. A Weso venceu a categoria “Música e Artes do Espectáculo”, além do prémio final.

 

Como vencedor da 6.ª edição, a Weso vai ainda representar Portugal na Creative Business Cup, que acontece na Dinamarca entre 17 e 19 de Novembro próximos e procura o melhor empreendedor do sector a nível mundial, “escolhido entre mais de 50 países participantes”. O projecto Origama vai, também, juntar-se à Weso nesta competição internacional enquanto representante de Portugal.

 

O PNIC Super Bock/Serralves tem por objectivo “sustentar a associação do mundo empresarial à comunidade criativa, incentivando jovens empreendedores a transformar as suas ideias em negócio” e, desde que foi criado, em 2008, já apoiou mais de 60 projectos.

 

Notícia actualizada às 23h42 de 15 de Outubro de 2014

Voltar ao topo

|

Corrige
Eu acho que