Orienta-te Redes Sociais

Revista NU

DR

Arquitectura

Revista NU lança livro para assinalar dez anos

Antologia Crítica junta o melhor da última década em 288 páginas. Revista NU continua a ser um espaço de reflexão e debate sobre questões relacionadas com a Arquitectura

Texto de Mariana Correia Pinto • 21/02/2013 - 13:26

Distribuir

Imprimir

//

A A

Passaram dez anos mas a matriz da Revista NU mantém-se: é, essencialmente, “um espaço de reflexão e debate e uma ferramenta de aprendizagem para os estudantes” de Arquitectura. Uma década de trabalho do Núcleo de Estudantes do Departamento de Arquitectura da Universidade de Coimbra (UC) deu agora origem a um livro, uma Antologia Crítica que é lançada esta quinta-feira (21h30) na Culturgest, em Lisboa.

 

O número 40 da Revista NU, em formato livro, junta 24 entrevistas, feitas entre 2002 a 2012, seis ensaios inéditos e cinco grandes temas em 288 páginas. A sessão de lançamento, organizada pela Trienal de Arquitectura de Lisboa, junta Tony Fretton, Álvaro Domingues e Didier Faustino, numa conversa moderada por Diogo Seixas Lopes e Paulo Providência.

 

“No seio da redacção iam surgindo inúmeras discussões sobre a prática e a teoria da arquitectura e essa reflexão é uma das grandes vantagens de fazer parte da revista”, recorda Maria Manuel Barreiros, ex-redactora e agora responsável pela edição do livro, juntamente com Diogo Fonseca Lopes e Inês Morão Dias. 

 

Além dos textos de crítica produzidos pelos estudantes de Arquitectura, nos números da revista lançados desde 2002 houve colaborações de nomes nacionais e internacionais — como, por exemplo, Álvaro Siza, Eduardo Souto de Moura, Dominique Perrault, MVRDV, Josep Maria Montaner, Beatriz Colomina, Toyo Ito, Paulo Mendes da Rocha, Saskia Sassen, Hans Ibelings, Mansilla e Tuñon, Alberto Campo Baeza, Bjarke Ingels, FOA (Foreign Office Architects), Gonçalo Byrne e Kurt Forster.

 

No debate desta quinta-feira à noite, a Antologia Crítica da Revista NU estará à venda por 15 euros.

Eu acho que

Pub

Videoclipe.pt
Videoclipe.pt

Audio

Laura quer que as pessoas entrem no atelier dos artistas "com um clique"

Neurociências

Joana Barroso

Investigadora da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto destacou-se com um projecto sobre o papel que o cérebro desempenha na dor crónica e venceu a...

A casa de Ansião é uma mistura de...

Arquitectura // A casa vive para dentro, como um gruta. Ali, no pátio central, tudo é intimista...