Orienta-te Redes Sociais

shatterhacks/Flickr

Alexandra Matos é mestranda em Ciências da Comunicação na Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Internet

Cita-Livros, um blogue com sugestões literárias para universitários

Alexandra Matos resolveu criar um blogue onde alunos e docentes pudessem encontrar dicas de novas publicações

Texto de Ana Chaves • 22/03/2012 - 18:50

Distribuir

Imprimir

//

A A

Alexandra Matos, mestranda em Ciências da Comunicação na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, decidiu criar, em Maio de 2011, o Cita-Livros, um blogue onde se sugerem obras literárias para um público-alvo bastante específico: estudantes e docentes universitários. A iniciativa partiu da própria jovem, que já viu o projecto ser reconhecido quer por leitores, quer por editoras.

 

O Cita-Livros não é um blogue inédito - já há na rede várias páginas que se dedicam à mesma causa. Em média, Alexandra faz duas sugestões por semana. Apresenta a capa do livro, uma pequena sinopse e termina com uma crítica. Ou por outro, uma opinião, que não é mais do que isso mesmo: uma opinião. E também não há regras nem critérios rígidos para a selecção das obras.

 

Por norma, é Alexandra quem as escolhe e desengane-se quem julga que o blogue se cinge a livros de Comunicação (dada a área de estudo da autora do blogue). Da Engenharia à Psicologia, passando pela Economia e História, vê-se, por lá um pouco de tudo. Incluindo romances, “para os tempos livres”, afirma a jovem de 25 anos, amante confessa de literatura.

 

No lado direito do ecrã há uma “Agenda” na qual se anunciam lançamentos e/ou apresentações de livros, bem como um separador intitulado “Nas livrarias” que Alexandra vai actualizando à medida que novas obras chegam às estantes das livrarias nacionais.

 

O caminho faz-se… “blogando”

Com quase um ano de vida, o blogue conta com o apoio de várias editoras como a Caminho, Gradiva, Oficina do Livro, Civilização, entre muitas outras. Mas o contacto inicial foi Alexandra quem o fez: “Fui batendo à porta das editoras, quase literalmente para que elas colaborassem”. Aceitaram de bom grado e, hoje, boa parte do conteúdo que é publicado tem como base as “newsletters” que lhe vão chegando à caixa de correio electrónica ou os pedidos de autores que querem ver o seu trabalho divulgado.

 

Depois disto é só fazer o “trabalho de casa” – de livraria, na verdade. Alexandra procura os livros e atesta ou não a importância e utilidade dos mesmos, sem nunca descurar o objectivo a que se propôs e o público que a visita. Com cerca de 50 visitantes diários, este blogue é para durar, acredita a estudante e funcionária numa editora de livros infantis. Recentemente, também a Universidade Porto Editorial aceitou o convite para colaborar com o projecto.

Eu acho que

Pub

Ilustração P3

Tecnologia

Até ao fim de Outubro, os utilizadores da aplicação Juntar a Junta podem submeter sugestões para a melhoria das suas freguesias. Em Novembro, as ideias vão ser...

Arquitectura: estas são as melhores...

Fotografia // Os finalistas dos Arcaid Images Architectural Photography Awards 2017 foram...