Orienta-te Redes Sociais

Um filme sobre as "repetidas injustiças para com o povo transmontano"

O documentário de Jorge Pelicano é sobre o fim da linha ferroviária do Tua

Video

Cinema

Documentário “Pare, Escute, Olhe” premiado em Itália

Filme de Jorge Pelicano foi distinguido com o Cittá di Bolzano.

Texto de Lusa • 11/05/2011 - 18:10

Distribuir

Imprimir

//

A A

O documentário “Pare, Escute, Olhe”, do português Jorge Pelicano, foi distinguido em Itália, na 59.ª edição do Trento Film Festival, com o Prémio Cittá di Bolzano, para o Melhor Filme de Exploração e Aventura.

 

O galardão, entregue ao documentário português sobre o fim da linha ferroviária do Tua, foi assim justificado pelo júri: “Este documentário mostra o que acontece ao povo quando o sistema político é mais influenciado pelos interesses privados do que os interesses de uma comunidade. É um grande exemplo de cinema interventivo que nos deixa a pensar”.

 

Pare, Escute, Olhe” foi escolhido de entre os 27 filmes de vários países que estavam a concurso. Para o realizador, Jorge Pelicano, este prémio “comprova que o fecho da linha ferroviária e repetidas injustiças para com o povo transmontano também não deixaram indiferente o público italiano e o júri internacional”.

 

"Espicaçar"

“Espicaçar, não deixar as pessoas indiferentes, era um dos objetivos deste documentário. Mesmo a uma grande distância de Portugal, as pessoas sentiram a revolta. A mensagem do filme foi compreendida”, comentou.

 

Depois de ter sido reconhecido em Portugal em certames como o DocLisboa, CineEco e Caminhos do Cinema Português, este é o oitavo prémio para “Pare, Escute, Olhe”, um documentário destinado a alertar para a necessidade de defender a identidade da região transmontana, onde se situa o único distrito do país sem um único quilómetro de auto-estrada.

Eu acho que

Pub

Ilustração P3

Arquitectura

Fica na Avenida Camilo, no Porto, e ocupa uma área total de fazer inveja: 5800 metros quadrados. Bem-vindos à BLIP, empresa tecnológica portuguesa, detida por...

Ser mãe é a melhor coisa do mundo?...

Ilustração // Ser mãe é a melhor coisa do mundo. Ser mãe nem sempre é a melhor coisa do mundo...