Orienta-te Redes Sociais
O projecto da Magnificent Revolution começou no Verão de 2007

O projecto da Magnificent Revolution começou no Verão de 2007 Magnificent Revolution

London 360: ciclistas alimentam cinemas ao ar livre

Ecologia

“Cycle-in”: para ver cinema é preciso pedalar

É um cinema itinerante mas sem cadeiras. Sentados nos selins das bicicletas, os londrinos produzem energia através do movimento dos pedais, que fazem o projector e o som funcionarem

Texto de Mariana Correia Pinto • 20/02/2012 - 21:23

Distribuir

Imprimir

//

A A

É uma espécie de "drive-in", mas sem carros. Uma sala de cinema cujas cadeiras são os selins de bicicletas e cujo ecrã gigante só funciona mediante a energia produzida pelos espectadores enquanto pedalam. O "Cycle-in Cinema" é um cinema itinerante que está a pôr os cinéfilos de Londres a pedalar.

 

O projecto da Magnificent Revolution (MR) começou no Verão de 2007, quando construíram um cinema alimentado à força dos pedais de uma bicicleta no Big Chill Festival. “O MR foi feito para ajudar as pessoas a perceber o consumo energético que fazem, bem como as suas ligações com a produção de energia e alterações climáticas”, pode ler-se no site do projecto.

 

A ideia é simples: aliar ao entretenimento a sustentabilidade e ainda o exercício físico. O espectador leva a sua bicicleta, que é ligada a um gerador, e produz, através do movimento dos pedais, energia eléctrica para alimentar o projector e o sistema de som.

 

Lições ambientais

O MR desenvolveu também um sistema FM de baixa potência que permite aos espectadores sintonizar o áudio do filme usando os telemóveis ou rádios. Os participantes podem “aprender mais sobre consumo energético, recorrendo a um ecrã que os informa da quantidade de energia que estão a produzir e a consumir”, explicam.

 

No site está agora a ser delineado o “Tour de London 2012”, que terá início em Março ou Abril: até lá todos podem propor um local, adicionando-o no "Google Map" do evento. As sessões podem acontecer em qualquer lado - jardins, parques infantis, telhados, todas as sugestões podem originar uma sala de cinema improvisada.

Eu acho que

Pub

Videoclipe.pt

Fotografia

"A geração retratada na minha série fotográfica ["Come Hell or High Water"] é a dos jovens que atingiram a idade adulta no momento da viragem de século, os...

Entre casais também há violações

Vídeo // A realizadora Chloé Fontaine chamou à curta metragem Je suis ordinaire — o que...