Orienta-te Redes Sociais

Programa do evento integra "workshops", concertos e performances Arouca Film Festival/Facebook

Links

Cinema

Arouca Film Festival com 50 filmes a concurso e preocupação de descentralizar cultura

Festival decorre de sexta-feira a domingo. Aposta numa "descentralização da cultura" esperando criar em Arouca um "espaço alternativo ao circuito comercial"

Texto de Lusa • 09/09/2015 - 12:45

Distribuir

Imprimir

//

A A

A 13.ª edição do Arouca Film Festival, que decorre de sexta-feira a domingo, terá em competição 50 filmes de vários países, apostando no que a organização encara como "descentralização da cultura" num território "afastado dos grandes centros urbanos".

 

O director do festival, João Rita, declarou que o Arouca Film se vem afirmando como "um dos eventos emergentes no panorama do cinema e das artes visuais em Portugal", na medida em que aposta "numa descentralização da cultura e num acesso livre e mais facilitado a conteúdos de elevadíssimo valor artístico". Realçando que se trata de obras "a que o grande público dificilmente conseguiria aceder fora do circuito dos festivais de cinema", o director Arouca Film acrescentou que o objectivo do certame é criar "em Arouca — uma região deveras afastada dos grandes centros urbanos — um espaço alternativo ao circuito comercial".

 

O evento conta, para isso, com a estrutura do Cineclube de Arouca, empenhada em "estimular a criação de novos projectos cinematográficos e em colmatar a falta de apoios respeitantes à promoção e divulgação do cinema". É por esse esforço que João Rita defende que o evento reflecte "uma vivacidade extrema, mantendo o seu espírito de inovação apesar das muitas dificuldades financeiras que assolam o sector".

 

Os três dias do Arouca Film Festival de 2015 vão assim abranger "várias sessões competitivas de altíssima qualidade", em que os espectadores poderão apreciar obras em géneros como a ficção, o documentário, a animação, o videoclipe e o experimental — sempre com especial enfoque nas curtas-metragens.

 

O programa do evento também integra, contudo, o Jantar dos Realizadores, vocacionado para "a partilha de contactos entre os directores presentes", e uma oficina de animação sobre brinquedos ópticos, dirigida ao público infantil. "Workshops", concertos, performances de dança e um passeio pedestre são outras das actividades que constam do programa do festival.

Eu acho que

Pub

Videoclipe.pt

Audio

Laura quer que as pessoas entrem no atelier dos artistas "com um clique"

Entrevista

Plataforma de denúncia de emprego precário e ilegal Ganhem Vergonha reuniu quatro anos de abuso num livro. Já há “mais consciência” e “discussão pública” — mas...

Salvador, o vencedor do Festival da...

Ilustração // A euforia começou por ser portuguesa: Salvador Sobral interpretou a canção que...