Orienta-te Redes Sociais
O Concurso de Contos de Ficção Científica homenageia o 30.º aniversário de Blade

O Concurso de Contos de Ficção Científica homenageia o 30.º aniversário de "Blade Runner" DR

Trailer de "Get Carter"

Festival

Fantasporto 2012 quer promover a produção nacional

32.ª edição abriu um concurso para as escolas de cinema portuguesas. Festival regressa entre 20 de Fevereiro e 4 de Março

Texto de Fábio Andre Silva/JPN • 08/11/2011 - 12:34

Distribuir

Imprimir

//

A A

A organização do Fantasporto 2012 está a promover um concurso colectivo para as escolas de cinema do país, com a criação de um prémio para o melhor conjunto de filmes apresentados por uma destas instituições.

 

Cada filme não poderá exceder os 15 minutos e cada escola poderá apresentar programas globais com o máximo 1h30. As produções terão de ser realizadas entre neste ano e no próximo.

 

Prémio Carreira para Mike Hodges

O realizador de "Get Carter", Mike Hodges, defensor de que "os filmes devem ter alma e expressar as verdades difíceis da condição humana", vai ser homenageado pela sua carreira no Fantas 2012. Hodges tem um reportório de obras conhecidas, como "Pulp" e "The Terminal Man". Já em 1990, neste mesmo festival, arrecadou o prémio de "Melhor Filme" com "Black Rainbow".

 

O festival vai, ainda, exibir uma cópia, restaurada pelo British Film Archive, de "Get Carter", para comemorar os seus 40 anos.

 

Concurso de homenagem à Ficção Científica

Além da promoção da produção nacional a nível de filmes, a organização do Fantasporto abriu, há poucas semanas, um concurso de contos para homenagear a Ficção Científica, uma forma de comemorar o 30.º aniversário do filme "Blade Runner" de Ridley Scott. O projecto teve uma larga adesão e, segundo a organização, concorreram mais de 100 trabalhos, oriundos de quatro países e representando três continentes. Os contos vencedores vão ser publicados na "Antologia de Contos de Ficção Científica do Fantasporto 2012".

 

Livres-trânsito à venda até 30 de Dezembro

A organização do Fantas tem vindo a promover a venda de livres-trânsito, de número limitado, para todo o festival, como forma de combater a subida do IVA na cultura, de 6% para 23%. Até 30 de Dezembro, os interessados podem adquirir os mesmos na sede do Fantasporto. Os bilhetes individuais terão, este ano, um acréscimo de um euro.

Eu acho que

Pub

Videoclipe.pt

Fotografia

"A geração retratada na minha série fotográfica ["Come Hell or High Water"] é a dos jovens que atingiram a idade adulta no momento da viragem de século, os...

Entre casais também há violações

Vídeo // A realizadora Chloé Fontaine chamou à curta metragem Je suis ordinaire — o que...