Orienta-te Redes Sociais

A crise económica deu origem a novos murais DR

Muitas vezes são usados para convocar eventos e manifestações DR

Muitos dos murais são de partidos e organizações políticas DR

DR

Fotografia

Tiago Resende: nos muros do Porto há um “Abril em Ruínas”

“Abril em Ruínas” é um projecto fotográfico que recolhe os murais de intervenção da cidade do Porto. "Os ideais do 25 de Abril estão, mais do que nunca, em risco", disse o autor ao P3

Texto de Betty Lee Silva • 22/03/2013 - 17:39

Distribuir

Imprimir

//

A A

Tiago Resende, licenciado em Cinema, mas com um fascínio por História, tem ao pé de casa um mural que diz “é preciso salvar Abril”. Foi essa parede que serviu de inspiração para o trabalho “Abril em Ruínas”, no qual registou as pinturas murais de intervenção da cidade do Porto.

 

No total são seis fotografias, de seis murais diferentes, que preenchem a cidade com mensagens de protesto. Alguns podem até já ter desaparecido, por acções de limpeza ou porque as paredes e muros foram derrubados. Afinal a arte urbana é assim mesmo, espontânea e efémera.

 

Mas ao contrário daqueles que acham que os murais são um acto de vandalismo, Tiago defende que são “serviço público”. O autor do projecto acredita que estes “informam e questionam a população sobre os problemas do país, com mensagem de paz, liberdade, democracia e crítica social”. E é por isso que os fotografou, para que a sua mensagem seja preservada.

 

As pinturas que Tiago fotografou são todas do século XXI, mas o projecto chama-se “Abril em Ruínas”. O autor explica que há uma relação entre a crise actual e a sociedade portuguesa da década de 70. “Os ideais do 25 de Abril estão, mais do que nunca, em risco. O governo que temos no poder foi eleito democraticamente, mas governa igual ou pior que o Salazar original.”

 

A experiência com a fotografia foi algo pontual, desenvolvida no âmbito do mestrado em Fotografia e Cinema Documental. Mas Tiago Resende acabou por gostar e hoje já admite continuar o projecto.

 

Quando questionado sobre projectos futuros, não hesita em responder que passam pelo cinema, até porque o seu sonho é realizar um documentário sobre o 25 de Abril. Quem sabe até sobre o “Abril em Ruínas” das suas fotos.

Eu acho que

Holy Cows ou telas que andam

Fotografia // "Quando vi pela primeira vez uma vaca sagrada decorada, em Tamil Nadu (na Índia...