Evento

Cerveira recebe jovens criadores da CPLP na sua Bienal

"Vila das Artes" acolhe 250 participantes — 180 deles em início de carreira

Texto de Lusa • 23/07/2017 - 10:17

Distribuir

Imprimir

//

A A

A VIII Bienal de Jovens Criadores da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP) arranca esta segunda-feira, dia 24, com cerca de 250 participantes e a presença de representantes dos vários países membros. Integrada na XIX Bienal Internacional de Arte de Cerveira, que decorre até 16 Setembro, a "Vila das Artes" acolhe 180 jovens artistas, em início de carreira, entre os 250 participantes.

 

A cerimónia de inauguração está marcada para as 21 horas, no Cineteatro de Cerveira, com a presença de ministros dos nove países da CPLP, numa sessão presidida pelo ministro português da Educação, Tiago Brandão Rodrigues. Com organização do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), Conselho Nacional de Juventude (CNJ), em parceria com a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e a Fundação Bienal de Arte de Cerveira, a iniciativa tem por objectivo "promover o intercâmbio entre os jovens da CPLP, bem como o debate de temas com base nas perspectivas culturais de cada um e nas diversas formas de expressão".

 

A VIII Bienal de Jovens Criadores da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa apresenta uma componente de exposição centrada no Pavilhão Desportivo de Vila Nova de Cerveira e uma outra componente das artes performativas a decorrer no Cineteatro Municipal.

 

O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e da Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC), Fernando Nogueira, sublinhou, em conferência de imprensa da apresentação da iniciativa, em Abril, que era "um sonho concretizado" poder "alargar a bienal mais antiga do país e da Península Ibérica aos países da CPLP". Assim, jovens de Portugal juntam-se a colegas de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste no que será, segundo a organização, um encontro entre os jovens artistas dos nove países membros "com base nas suas perspectivas culturais reproduzidas em variadas formas de expressão".

 

A 19.ª edição da Bienal de Arte de Vila Nova de Cerveira vai decorrer entre Julho e Setembro, em Vila Nova de Cerveira, no Alto Minho, e vai expor 206 obras de 149 artistas de 26 países.

Voltar ao topo

|

Corrige
Eu acho que