Rafael Marchante/Reuters

Serra da Estrela

Procuram-se “os pastores mais belos” para calendário solidário

Jornal “Notícias de Gouveia” quer fazer um calendário solidário para 2018 e procura “os pastores mais belos” da Serra da Estrela. Inscrições estão abertas

Texto de P3 • 17/07/2017 - 19:26

Distribuir

Imprimir

//

A A

Enquanto directora do jornal Notícias de Gouveia e correspondente da Rádio Renascença na região, Liliana Carona conheceu muitos pastores. Nas reportagens que faz, a jornalista acaba por ser confidente das pessoas com quem se vai cruzando. “Depois de tantos desabafos e alertas sobre o perigo de extinção deste tipo de pastoreio extensivo, ou seja, com o gado ao ar livre, decidi promover algo que os valorizasse”, relata ao P3. Surgiu assim a ideia para um calendário solidário para 2018 no qual cada mês é ilustrado com um pastor da Serra da Estrela. E as inscrições para o casting ainda estão abertas.

 

A ideia, diz Liliana Carona, é mostrar “a beleza desta profissão” e cativar os jovens. “Não podia ser só eu a ver a beleza destes homens. Este calendário é um trabalho sério e rigoroso, em que se procura fugir aos habituais padrões de beleza.” As sessões estão a decorrer há duas semanas e já foram escolhidos cinco pastores. Faltam sete para perfazer os doze e é possível que mais dois sejam seleccionados para a capa e a contracapa do calendário.

 

No cartaz de divulgação da iniciativa lê-se que “não há limite de idade ou características impeditivas para se ser modelo neste projecto”. As inscrições devem ser feitas para o e-mail lilianacarona@abpg.pt .

 

As fotografias para o calendário estão a ser feitas por Miguel Pereira Silva, convidado pela jornalista para se juntar à iniciativa solidária. O calendário vai custar cinco euros e as receitas de vendas serão encaminhadas para “pessoas portadoras de deficiência e pastores em dificuldades”. A Associação de Beneficência Popular de Gouveia (ABPG) apadrinha o calendário e “será uma das instituições beneficiárias dos fundos” que podem vir a ser angariados. Também parceira é a Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela (ANCOSE), que sinaliza pastores em situações mais críticas a nível financeiro.

Voltar ao topo

|

Corrige
Eu acho que