Orienta-te Redes Sociais

Nelson Garrido

Street Art

Está pronto o maior mural de graffiti legal do Porto

O mural de 130 metros quadrados, localizado no cruzamento entre a Rua de Diogo Brandão e a Rua de Miguel Bombarda, ficou pronto na semana passada, depois de um atraso de quase meio ano

Texto de Ricardo Lima/JPN • 03/04/2014 - 11:55

Distribuir

Imprimir

//

A A

Devia ter ficado concluída em Setembro, mas houve muitos entraves à pintura da fachada do edifício na Rua de Diogo Brandão, no Porto. No dia 27 de Março foram retirados os últimos andaimes. Moram agora três personagens de "Dom Quixote de La Mancha" no cruzamento com a Rua de Miguel Bombarda.

 

A iniciativa partiu do projecto RU+A, que quis dinamizar a Rua de Cedofeita. Com a participação da Circus, Mesk, Fedor e Mots não tinham intenções de pintar D. Quixote, mas o projecto inicial não agradou aos proprietários do imóvel. Apesar disso, Mesk está "satisfeito" com o resultado final. "É a utopia do graffiti dentro das galerias e na Miguel Bombarda como sendo aceite como uma arte mais fina", explica.

 

Ana Muska, da Circus, esclareceu que o atraso na conclusão do trabalho se deveu à burocracia e ao mau tempo. Foram feitas várias as tentativas de licença para pintar, "depois era preciso uma licença específica para os andaimes", o que dificultou o processo, tendo levado mesmo à perda de patrocínios. "O tempo também não ajudou" e só com a ajuda de populares é que que foi possível recolher 500 euros para avançar definitivamente com o projecto.

 

A licença foi atribuída pelo executivo de Rui Rio, foi alargada devido aos atrasos e terminou no fim de Março. Agora não é possível voltar a pintar naquele muro. Ana Muska garante que a vizinhança ficou contente "por ter ali uma peça decente" e que algumas pessoas até lhes levavam chá às seis da manhã.

 

Muska não tem dúvidas de que este projecto vai abrir de portas para mais iniciativas do género. Depois do graffiti de Miguel Bombarda "já foram pintados outros", por exemplo, "um perto da Trindade e outro próximo da Casa da Música", enumera.

 

A Circus está a organizar um festival para Junho e a ideia é pintar várias paredes, mas ainda não há datas confirmadas.

Eu acho que

Pub

Ilustração P3

Ilustração

As cores vivas não disfarçam o humor negro nas ilustrações e gifs de Cécile Dormeau — da mesma forma que as mulheres de formas redondas não escondem os...

“Hacker mais valioso” do mundo quer...

Tecnologia // André Baptista, 24 anos, sagrou-se o “hacker mais valioso” num concurso...